Tempo para se reinventar

Como se reinventar em tempos de crise? Somos altamente adaptáveis, lembre-se disso

Com quantos anos acaba uma carreira?

Quando posso iniciar uma nova carreira?

Existe alguma barreira para iniciar uma nova carreira?

Em momento de crise é que vemos do que somos capazes, e todo ser humano tem capacidade para se reinventar varias e varias vezes. Somos a única espécie adaptável o bastante para sobreviver tanto nos polos quanto no deserto, podemos viver na calmaria e também em crise.

Sobreviver profissionalmente em momentos de crise é estar se reinventando constantemente, é não ter medo do futuro e não ficar “chorando” por oportunidades perdidas no passado.

Trabalhei em um grande Data Center aqui no Brasil, Data Center este referencia no mundo, ocupava uma função ligada a controladoria e processos, mudei minha vida toda para a cidade que se encontra este Data Center, e me encontrava em uma condição tranquila, minha carreira se encontrava em plena ascensão, quando por uma serie de pequenas batalhas pelo EGOs, coisa que encontramos muito em grandes corporações, entre gerencias e setores, fui desligado sem motivo aparente, já que estava em uma carreira ascendente.

Me senti sem chão, com varias obrigações e sem trabalho, com uma carreira que declinou da noite para o dia. Creio que neste momento de crise muitos profissionais estão passando por este tipo de sentimento, já que temos vários profissionais entrando no mercado de trabalho ano a ano, e vários postos de trabalho sendo fechados.

Fiquei um tanto quanto desesperado não vou esconder, mas como todo ser humano resolvei me reinventar, e aos 41 anos com formação em Gestão em Logística e Administração de Empresas, com especialização em processos, e mais de 20 anos atuando na área de TI, com varias certificações, resolvei mudar de carreira. Prestei um concurso publico para uma vaga de Operador de Usina de Britagem, com um salario acima da media dos cargos públicos, e trabalho braçal.

Passei neste concurso, e hoje tenho estabilidade de funcionalismo publico, um salario razoável para me manter e manter minha família, e agora tenho tranquilidade para iniciar um curso de mestrado em Administração Publica, visando crescimento profissional no setor publico.

Então com base nesta breve historia de superação, consigo hoje responder as perguntas acima:

Com quantos anos acaba uma carreira?

Uma carreira nunca acaba ela se reinventa, basta não ter medo de se reinventar.

Quando posso iniciar uma nova carreira?

Sempre que precisar, nunca é tarde, o importante é ter foco nos seus objetivos.

Existe alguma barreira para iniciar uma nova carreira?

A única barreira para iniciar uma nova carreira é você mesmo, portanto não pare nunca de buscar, como um general na guerra, dê uma pausa, reagrupe seus soldados e trace novo objetivo e como vai atingir este objetivo. Do mais lute sempre e não desista nunca.

Lembre-se você é humano e altamente adaptável.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento