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Tecnologia para vencer a concorrência no e-commerce

Em um ambiente de alta concorrência e concentração de compras, a mesma tecnologia que contribui para este cenário, permite também a criação de estratégias que destaquem o lojista.

O e-commerce brasileiro movimentou 35,8 bilhões de reais no último ano e o crescimento esperado é de 20% em 2015, mas por trás destes números otimistas, há um cenário de alta competitividade: o mercado brasileiro possui 450 mil e-commerces ativos e cerca de 60% de todo o faturamento é detido apenas pelas 10 maiores lojas online do país.

Aos pequenos e médios empreendedores que buscam sua parcela neste faturamento bilionário, é necessário criar estratégias para vencer a intensa concorrência e concentração do faturamento em grandes varejistas. A estratégia mais comum é focar em determinado nicho de produtos e clientes, reduzindo o número de concorrentes diretos, mas ainda não eliminando o cenário de alta competitividade.

Alterar os preços torna-se então a estratégia para conquistar novos clientes, porém realizar tal ação sem um acompanhamento pode ser um tiro às cegas e o início de uma operação sem lucro ao lojista. Mas a mesma tecnologia que torna possível as vendas online para todo país, também permite a criação de ferramentas de monitoramento de preços e concorrência online.

As ferramentas avançaram bastante e não se restringiram ao monitoramento, hoje os sistemas monitoram e armazenam informações sobre preços e disponibilidade dos produtos vendidos, enviam alertas, exibem o histórico em gráficos, permitem a exportação dos dados e ainda emitem relatórios agendados.

Com base nestes dados o lojista acompanhe o mercado em tempo real, toma decisões e define estratégias para conquistar novos clientes e aumentar suas vendas. Os sistemas funcionam totalmente online e em alguns é possível acessar as plataformas do computador, tablet ou smartphone.

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