Tecnologia da informação - transformando o varejo

O uso da tecnologia é automaticamente traduzido em uma melhor experiência de compra para os clientes integrando interatividade, entretenimento, gestão e segurança tudo em um único ambiente. Para o consumidor tudo se resumem em atrativos para uma compra mais interativa e rápida e para o varejo significa vender mais com perdas cada vez menores

O mercado varejista deve tomar atenção às novas tecnologias, investir em tecnologia é sinônimo de ganhar em produtividade e eficiência, por meio da tecnologia da informação as empresas vem criando novas soluções, criando novos produtos vendendo novas coisas de maneiras diferentes, ou seja, tem a finalidade de colocar a tecnologia e os negócios juntos, assim mudando e/ou alavancando o negocio, dessa forma as lojas de varejos tem ganhado varias novidades, aparelhos da era digital que vem revolucionando o jeito de fazer compras.

Algumas novidades já fazem parte do nosso dia a dia, são soluções interessantes que facilita nossas vidas e que pode até acabarem com a coisa mais chata na hora de comprar, “as filas”, São soluções tecnológicas que esta transformando o varejo em algo ainda mais atrativo,

Uma das novidades pode ser encontrada no deposito que através de um dispositivo móvel o funcionário recebe em áudio a informação de onde este determinado produto, o sistema inteligente também identifica a voz do usuário para que ele prossiga com os comandos, é um grande beneficio, pois além de ter as mãos livres para fazer a separação da mercadoria tem instrução para pegar o produto, não tendo erros ou duvidadas se é o produto certo ou errado.

Outra novidade no varejo é a alto-compra, basta informar o CPF ou um número de fidelidade na tela sensível a toque para que seja liberado ao cliente um equipamento que faz a leitura dos códigos de barras dos produtos que deseja comprar, no final basta informar o número de identificação no caixa para efetuar o pagamento e a logística fica a cargo do estabelecimento que pode entregar a compra na casa do cliente ou preparar tudo em quanto ele finaliza suas compras.

O sistema mostra qual é o item, orienta se tem alguma promoção, se tem algum tipo de bonificação por usar o cartão fidelidade e assim ele começa a ser mais intuitivo e interativo. Todos os dispositivos se comunicam entre si e também com o sistema central de gerenciamento através da tecnologia Wi-Fi, nada muito novo para quem esta acostumado a usar internet com dispositivo sem fio.

Em uma loja de moveis, por exemplo, o vendedor pode com um tablet mostrar o catálogo virtual de produtos, checar estoque e até concluir a venda e no final imprimir um comprovante para que o pagamento seja efetuado no caixa, como tudo é conectado ao concluir a venda o deposito automaticamente recebe a informação e separa o produto para que o cliente possa retirar na hora do pagamento, fácil, pratico e rápido.

O sistema de identificação por rádio freqüência também traz facilidade para os consumidores, nas prateleiras de roupas, peças específica são facilmente encontradas através de sua etiqueta, assim como também auxilia o lojista a realizar um inventário instantâneo de toda uma seção, basta passar o leitor RF no local para que ele conte quantas peças existem ali tudo em tempo real.

Quando o cliente escolhe uma peça de roupa ao entra no provador outra antena de RFID (sistema de identificação por rádio freqüência), identifica a roupa escolhida e sugere combinações ao cliente, e caso se interessa basta utilizar a tela sensível ao toque para que um vendedor traga o produto, os funcionários tanto podem receber as informações através de um SMS quanto por um aparelho via Wi-Fi, o mesmo dispositivo que informa o vendedor sobre o novo pedido do cliente também faz a leitura do código de barras e se comunica com o estoque em tempo real, assim essa solução facilita o gerenciamento da loja, sempre alertando o deposito quando algum produto esta prestes a acabar.

O gerente do estabelecimento acompanha a situação das prateleiras e caixas (PDV), também em tempo real via Wi-Fi e caso verifique que as filas começam a incomodar coloca em pratica a ação papa-fila, para dar agilidade ao processo de pagamento um funcionário pode abordar o cliente que aguarda na fila e fazer a leitura dos produtos e imprimir um voucher com valor total para pagamento, por fim, também para diminuir as filas nada mais de leitura um a um dos produtos, com antenas de RFID embutidas nas etiquetas o caixa passa todas as mercadorias de uma só vez.

O uso da tecnologia é automaticamente traduzido em uma melhor experiência de compra para os clientes integrando interatividade, entretenimento, gestão e segurança tudo em um único ambiente.

Integra os canais de vendas dentro do próprio estabelecimento; checa o estoque, mostrando todos os produtos disponíveis e relacionados, e se não tiver o produto dentro da loja faz imediatamente um pedido que pode ser a outra filial, ao centro de distribuição ou até mesmo para o fabricante, com isso a venda é realizada de qualquer forma de acordo com a necessidade do cliente.

Se para o consumidor todas essas novidades se resumem em atrativos para uma compra mais interativa e rápida, para o varejo significa vender mais com perdas cada vez menores.

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