Sustentabilidade em Gestão de Pessoas

Resenha Crítica do artigo: “O papel do gestor de recursos humanos na construção da responsabilidade social empresarial” de Patrícia Werlang

O artigo: “O papel do gestor de recursos humanos na construção da responsabilidade social empresarial” de Patrícia Werlang nos diz que, para realizar transformações, são necessários novos conhecimentos e habilidades.

Aborda o desafio do gestor de recursos humanos a desenvolver políticas de gestão que tenham como foco o desenvolvimento do ser humano como pessoa, profissional e cidadão. Também é fundamental uma cultura corporativa e sistemas de valores que funcionem como terreno fértil para a estratégia e, principalmente, permitam às pessoas alinharem a ação empresarial com visão e propósito corporativos.

Podendo ser em qualquer empresa, o RH desempenha um papel extremamente importante no processo de inclusão, uma vez que ele insere as pessoas na estratégia da sustentabilidade empresarial.

Uma das formas de contribuição do RH para a promoção da sustentabilidade na empresa é como disseminador de cultura, valores e informações. É também atribuição da área aperfeiçoar a qualificação profissional dos colaboradores, levando-os a entender o assunto e preparando-os para agir de maneira a considerá-lo em sua tomada de decisões.

O gestor de RH não deve avaliar o trabalhador por seu sexo, cor, idade, religião ou classe social. Cada ser humano é criado dentro de características diversas e cresce com experiências e história de vida distante do “padrão” imaginário de seu empregador. A diversidade de pessoas na empresa é fundamental na busca de resultados.

Nesse contexto, faz diferença o próprio profissional de RH compreender que a sustentabilidade permeia todos os aspectos do negócio da companhia e do dia a dia das pessoas com as quais ela atua. Mesmo que a empresa ainda não tenha o conceito aderido, a própria área pode dar os seus passos em direção à sustentabilidade e fazer o tema ganhar relevância, com bons resultados.

Iniciativas como a redução ou, eliminação do uso de papel, digitalização de arquivos, envio eletrônico de avisos, uso adequado do e-learning em substituição a treinamentos presenciais quando possível, conscientização dos funcionários em relação ao uso de recursos como energia, programas de promoção da saúde e qualidade de vida, oferta de condições de trabalho remoto, entre outras, trazem bons resultados para a organização e estão diretamente relacionadas à promoção da sustentabilidade.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento