Superar desafios profissionais

A melhor estratégia para motivar e manter uma equipe de trabalho altamente motivada

As relações no ambiente interno das organizações vêm passando por transformações cada vez mais instantâneas. Não bastasse o emprego e difusão da tecnologia da informação que, se por um lado traz um sem número de benefícios, por outro torna as relações pessoais mais restritas. Em paralelo a esse aspecto, vivemos no Brasil um período de retração econômica, com o consequente corte de investimentos e aumento do desemprego. Todas estas mudanças afetam diretamente o moral de qualquer equipe de trabalho, por mais experientes e qualificados que forem os seus membros.

É neste sentido que se torna imperioso às lideranças, a compreensão dos fatores motivacionais individuais e grupais, de maneira a proporcionar um ambiente minimamente confortável e criativo para o exercício das habilidades em busca da maximização dos resultados e aperfeiçoamento profissional.

Sem querer entrar nos meandros da Teoria da Hierarquia das Necessidades, é sabido que motivação é algo individual e o que motiva um indivíduo, não necessariamente irá motivar o outro. Todavia, a necessidade de estima é inerente a qualquer pessoa, quando trata do reconhecimento das nossas aptidões pessoais e aceitação dos outros face à nossa capacidade de adequação e execução às funções que desempenhamos.

Profissionais e equipes de trabalho, de modo geral, são motivados pelo engajamento e superação de tarefas importantes. A sensação de fazer parte essencial de um projeto, desperta nas pessoas o dever de entrega. No fundo todos querem se sentir uteis e “saborear” o doce gosto das vitórias. Nesse aspecto, receber atividades em forma de desafios, com metas e prazos exequíveis, detalhamento adequado e auxílio prático da gestão quando necessário irá inflamar a todos na busca de um só ideal, que é o da realização. Fazendo disso uma prática, ou seja, planejamento contínuo, a gestão estará promovendo um ambiente de execução estruturada de tarefas e aprendizagem individual e coletiva. Daí, os melhores irão se destacar podendo colher os benefícios no médio prazo, seja através do recebimento de bônus, participação nos resultados e principalmente – e ainda mais importante – em ascensão profissional.

Ao superar desafios, o profissional estará preparado para enfrentar novas situações complexas porque aperfeiçoou a resiliência. Isso também o tornará mais seguro e confiante. Com o amadurecimento, a pessoa abre um novo leque para o desenvolvimento da carreira, além de aumentar a própria empregabilidade em um mercado cada vez mais restrito e competitivo. Quando os desafios são aplicados a uma equipe, constitui um ótimo momento para estreitar o relacionamento com a liderança, fortalecer a integração com os demais e estimular a troca de conhecimento. Isso porque, a recíproca na troca de conhecimentos é verdadeira.

Evidente que outros fatores como condições de trabalho, clima organizacional, remuneração justa e benefícios adequados tem importância fundamental na motivação das pessoas. Entretanto, a comodidade tende a desmotivar o indivíduo e, por outro lado, superar desafios fará com que o seu ego seja inflado a conquistar mais e sem angústias.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento