Café com ADM
#

Sucesso nas Negociações

Para atingir o sucesso nas negociações é necessário: <br /> <br /> 1. Gerar um acordo positivo para as partes<br /> 2. Facilitar a continuidade do relacionamento<br /> 3. Agregar algo de novo para as próximas negociações<br />

Para atingir o sucesso nas negociações é necessário:

1. Gerar um acordo positivo para as partes

2. Facilitar a continuidade do relacionamento
3. Agregar algo de novo para as próximas negociações


O ideal nas negociações é compatibilizar objetivos numa relação onde ambos saiam ganhando, ou ao menos, com a sensação de que avançaram, progrediram. Compatibilizar objetivos, ajustando os pontos de conflito, exige muita habilidade em vencer as resistências da outra parte. Bons negociadores levam a outra parte a perceber que as negociações são um meio para encontrar soluções aceitáveis para acordos duradouros que beneficiem aos dois lados.


O sucesso das negociações decorre de não encará-las como uma disputa, uma competição, mas, sim como uma atividade cooperativa. Ao invés de um contra o outro, ambos contra os problemas numa atitude de que é possível encontrar uma alternativa que atenda e beneficie a todos.

Resultados positivos nas negociações dependem mais de saber influenciar as opiniões e decisões da outra pessoa, mais do que de qualquer fator externo. Negociar é influenciar o pensamento do outro! A boa comunicação, um elevado nível de interação e a argumentação adequada é que geram acordos positivos. A premissa que deve reger as negociações é a de conseguir bons acordos sem prejuízo do relacionamento. Melhor ainda, se a oportunidade de negociar servir para estreitar e fortalecer as relações.

Chegar ao sucesso nas negociações demanda a utilização de um elevado Senso de Justiça. O senso de justiça representa os princípios e valores do negociador que orientam suas ações durante todo o processo. Ele baliza e orienta o relacionamento entre as partes e demonstra que o que deve prevalecer acima de tudo é o que é justo e eqüitativo. O senso de justiça é que gera credibilidade e confiança entre as partes. Dele resultam os acordos ganha-ganha.

Negociações bem sucedidas são conduzidas por negociadores experientes que possuem auto-estima elevada. São assertivos, têm clareza de propósitos, alto poder de concentração. Não cedem rapidamente em pontos importantes. Comunicam com efetividade suas idéias. Saem-se bem diante de perguntas e provocações. Conduzem com habilidade e diplomacia as conversações e apresentam alternativas convincentes. Os negociadores bem sucedidos sabem que resultados positivos dependem de suas decisões e sua capacidade de influenciar pensamentos, sentimentos e opiniões do outro negociador.

Negociadores de sucesso ampliam seu repertório de saídas para situações difíceis adquirindo um jogo de cintura que lhe permite estar no comando sempre, mesmo quando aparentemente não estão.


PARA NEGOCIAR COM SUCESSO:

. Compatibilizar objetivos
. Encontrar os pontos de concordância
. Gerar credibilidade e confiança
. Alterar situações e criar melhores condições
. Praticar a arte do relacionamento e do entendimento
. Aplicar a arte da diplomacia
. Ampliar a visão e o senso crítico para maior eficácia
. Utilizar na prática o Senso de Justiça
. Estabelecer relacionamentos cooperativos e duradouros


ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.