Sua empresa vende ou é comprada?

Uma das grandes dificuldades enfrentadas por empresas hoje em dia é que os clientes passam a comprar os produtos dela, isso faz com que os empresários fiquem na zona de conforto sem precisar ir até os clientes, em tempos de instabilidades o movimento tem que ser inverso, é necessário ir ao cliente para levar as soluções e vender seus produtos, será sobre isso o artigo de hoje.

Destaco esse artigo nesse momento de crise política e financeira do Brasil pois nesse cenário é muito importante que a empresa saia para levas as soluções para seus clientes, ou seja, que ela “Venda”. Muitas empresas, na maioria micro e pequenas, onde a estrutura é limitada vive a rotina de “ser comprada”, ou seja, o cliente vem até a empresa pela necessidade de comprar, os donos estão atrás das mesas quebrando a cabeça para resolver os pepinos do dia a dia, para pagar as contas ao invés de tirar tempo para fazer a gestão e buscar novas oportunidades, daí faço a pergunta: Se o dono não tem tempo de cuidar da gestão de sua empresa, quem é que está fazendo isso? É muito caro para o dono ficar atrás de um balcão, esse custo não se paga, ele deve contratar e treinar pessoas para fazer isso, para ter tempo de “pensar” nas melhores estratégias de seu negócio.

Abaixo algumas dicas para vender ao invés de ser comprado:

- Primeira coisa é fazer um plano estratégico. Sem planejamento não se vai a lugar algum. Veja quais suas qualidades pontos fortes que poderá aproveitar como oportunidade de negócios, monte estratégia de vendas;

- Tenha um plano de Marketing, uma boa identidade visual, cartão de visita, folder com material institucional e se possível use um uniforme identificando sua empresa, não vá visitar seus clientes de mão abanando;

- Faça uma lista dos seus melhores clientes, agende horários e faça uma visita a eles com objetivo de captar a necessidade deles (lembre-se que ele provavelmente estará sem tempo, mas isso não significa que não esteja precisando de alguma coisa de sua empresa);

- Analise os números do mercado, você sempre encontrará clientes mal atendidos pela concorrência o que é uma oportunidade de novo negócio;

- Capacite sua equipe comercial, você não vai querer um grupo de profissionais apenas tiradores de pedidos;

- Antecipe-se ao que seu cliente precisa, pergunte, ligue ou faça uma visita, as oportunidades estão fora da sua zona de conforto;

Agora para ficar de reflexão:

Quantos “novos clientes” sua empresa conquistou nos últimos seis meses?

Qual o percentual de vendas para os clientes atuais... e quanto para novos?

Com a resposta desses números você perceberá se sua empresa está mais sendo comprada ou vendendo...

Se ficou com dúvida ou não sabe como melhorar sua empresa, entre em contato...

Grande abraço e sucesso...

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