Café com ADM
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Sua empresa sobreviverá?

Globalização, economia, privatização, sistemas da qualidade, redução de custos, foco no cliente, competitividade, era da informação... Será que a sua empresa sobreviverá? O novo ambiente em que estamos inseridos afeta diretamente o mundo corporativo sob inúmeros aspectos de diversas naturezas e impacta negativamente as empresas que não acompanharam as mudanças ocorridas nos últimos anos e nem se preocuparam em alterar seus processos ou implantar ações para que não fossem excluídas do mercado. As organizações devem promover transformações para acompanhar as mudanças, focando-se no crescimento, inovação e maximização de recursos financeiros, materiais e humanos, objetivando trazer para o presente o futuro desejado. Infelizmente muitas empresas fadadas ao fracasso possuem uma visão de futuro em função de uma extrapolação do passado. Planejar a empresa para o futuro não é uma tarefa tão fácil, é preciso observar muitas características do novo ambiente em que estamos inseridos, sendo os mais relevantes: Globalização: para a empresa identificar as ações que devem ser tomadas frente às alterações ocorridas em função da globalização é imprescindível a mudança de paradigma, ou seja, a organização deve repensar os seus conceitos e visão de futuro. Pensamento amplo e global ajudará a compreender de uma forma melhor os clientes e fornecedores, que também estarão pensando no âmbito global. Agilidade nas ações: as organizações não podem mais ficar à espera dos acontecimentos para tomar decisões ou reformular processos em função de alterações ocorridas. Hoje, aguardar para ver o que acontece pode representar a morte para uma empresa. Ela deve ser pró-ativa, identificar antecipadamente as ameaças, encontrar oportunidades e explorá-las rapidamente antes da concorrência. Parcerias com os fornecedores: tratar os fornecedores como parceiros podem gerar um relacionamento satisfatório de longo prazo. Precisamos dos fornecedores para que eles nos auxiliem a cumprir prazos, executar os processos operacionais e garantir o padrão de qualidade desejado pelos clientes. Tecnologia da informação: possuir um sistema de informação eficaz é imprescindível para gerar subsídios para tomadas de decisão, dar respostas rápidas e seguras aos clientes, fornecer ferramentas de trabalho aos empregados e promover um sentimento de atualização tecnológica a todos os envolvidos. Volatilidade: é necessário inovar constantemente os seus produtos para que a empresa sobreviva ao mercado em alteração contínua. É surpreendente a redução do ciclo de vida dos produtos a cada dia que passa, o produto X maravilhoso que foi sucesso absoluto na semana passada terá valor agregado diminuído na próxima semana quando o concorrente lançar o produto similar Y. Melhorias nos processos operacionais: para a sobrevivência de uma empresa, ela necessita inovar os seus processos operacionais, buscando a excelência no atendimento ao cliente, produtividade nas atividades em geral e redução de custos. Foco no cliente: dentro da visão empresarial moderna, o comportamento das organizações frente aos clientes transformou-se também. Hoje, o cliente é parceiro das empresas e todos precisam enxergar o cliente como essencial para a sobrevivência das mesmas. As organizações necessitam reter os clientes, de nada adiantaria as inovações tecnológicas, globalização, conceitos modernos, etc se não houvesse clientes. Gestão de Recursos Humanos: os empregados devem ser tratados como capital intelectual nas empresas, o fator humano é um dos grandes responsáveis pelo sucesso das organizações. São as pessoas que atendem clientes, identificam oportunidades, comunicam, lideram equipes e processos, produzem e dirigem os negócios das empresas. Todas as características citadas do novo ambiente em que estamos inseridos e muitos outras devem ser analisadas minuciosamente antes de planejar o futuro da organização. Devemos nos lembrar também que um profissional global necessita deter conhecimentos especializados, desenvolver habilidades e ter atitudes adequadas para no mínimo, sobreviver no mundo dos negócios. Concluindo, as organizações devem atentar-se cada vez mais para a redução dos ciclos de vida dos produtos, diminuição das barreiras internacionais, facilidade de acesso às informações, preços determinados pelo mercado de atuação, programas de qualidade e produtividade cada vez mais exigentes, necessidade de ferramentas eficazes para gerenciamento das informações, redução permanente dos custos obtidos em função de retrabalhos, processos obsoletos e perda de oportunidades. Para sobreviver em um ambiente de constantes mudanças, as empresas necessitam acompanhar as alterações de perto, com a finalidade de obter subsídios para modificar a condução dos negócios, estabelecer prioridades, tomar decisões estratégicas e mensurar os riscos e o impacto das mudanças. Camila Hatsumi Minamide Formada em Administração de Empresas com especialização em Gestão e Estratégia Empresarial pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-graduada em Marketing e Negócios Internacionais. Atua como Consultora na Carreira, Müller & Associados Consultoria Empresarial, participando de trabalhos relacionados à Gestão de Cargos e Remuneração.
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