Café com ADM
#

SUA EMPRESA HIBERNA E ESTÁ EM EXTINÇÃO COMO OS URSOS ?

SUA EMPRESA HIBERNA E ESTÁ EM EXTINÇÃO COMO OS URSOS ? O governo dos Estados Unidos deu o primeiro passo para incluir o urso polar na lista das espécies ameaçadas de extinção porque seu habitat está derretendo em virtude do aquecimento global. Na China, no Japão, na Indonésia, na Malásia, no Camboja, na Coréia do Sul e Taiwan, as vesículas biliares dos ursos são utilizadas há séculos para diferentes tratamentos de inflamações, infecções e dores. A bílis do urso não é apenas utilizada como produto medicinal tradicional, mas também na preparação de produtos de beleza como xampus e cremes afrodisíacos e mesmo de elixires. No Brasil as pequenas empresas se não acordarem da hibernação administrativa, produtiva, comercial e de marketing, estarão em extinção mais cedo do que se imagina. Não sei se é pela nossa cultura ou pela falta de referências ou exemplos, ou pela nossa genética de colonização, demoramos muito tempo para perceber as mudanças e agir rapidamente. Com os avanços tecnológicos, com as mudanças de comportamento e exigências dos consumidores, as empresas precisam estar atentas com as tendências de seu mercado, suas matérias primas e seus produtos e serviços. Um intenso processo de transformações atinge o mundo inteiro. Todos os campos da organização econômica e social estão se modificando rapidamente, com desdobramentos radicais nos processos produtivos. Algumas condicionantes de futuro já podem ser percebidas no atual momento histórico. Delas, dependerá o contexto mundial nos próximos anos, com impacto direto sobre os cenários nacionais e indiretos sobre o ambiente de atuação do Sistema. A revolução tecnológica está provocando mudanças profundas nos processos produtivos. Relações de competitividade são alteradas em escala planetária, com desdobramento dos seguintes aspectos: (fonte: SESI). 1. Redução da disponibilidade de matérias-primas e energéticos 2. Redefinição do trabalho e das condições de empregabilidade 3. Alteração da estrutura produtiva 4. Ampliação da oferta de novos produtos e serviços 5. Redução dos custos de transporte e comunicação 6. Crescente participação das empresas na gestão e difusão de conhecimento Eu acrescentaria um outro, a mudança dos hábitos padronizados dos consumidores. Para exemplificar e facilitar o entendimento, usaremos a indústria de barracas de feiras livres onde a maioria freqüenta, e é de fácil compreensão. A feira livre em São Paulo é um mercado em extinção devido às mudanças comportamentais dos consumidores e as facilidades de compras encontradas nos sacolões, supermercados e horti-frutis. A indústria de barracas tem as mesmas características e equipamentos de uma carpintaria, marcenaria e industria de móveis; sabendo que a tendência é acabar, o empresário deveria já começar a preparar a renovação de sua industria e a pesquisar como utilizar e adaptar suas máquinas para produzir outros produtos, tais como: móveis de escritório, cozinhas moduladas, móveis de quarto e sala, estantes, mesas para computadores, portas decorativas, beliches, cadeiras, embalagens de madeiras decorativas ou não, móveis padronizados para lojas de conveniências e franquias, brinquedos de madeira didáticos ou não, artesanatos, etc. O que exemplificamos serve de uma maneira simples, para o pequeno empresário que tem dificuldades em se manter antenado com as mudanças tecnológicas e comportamentais do mundo dos negócios. Vamos citar alguns outros exemplos de mudanças rápidas de produtos e ou serviços: A biotecnologia, está trazendo transformações estruturais que afetarão o produtor rural comum, os distribuidores de defensivos e fertilizantes, os processadores e os "traders", locais e internacionais. Estas transformações vão desde o surgimento de novos usos para produtos agrícolas até a forma de se fazer negócios, de se estabelecer preços. A prática muito comum entre as processadoras em financiar a produção como forma de garantir os seus suprimentos também deve sofrer o impacto do poder conferido pela biotecnologia. Em resumo, toda a lógica dos negócios agro-industriais tende a sofrer mudanças que podem ser bastante profundas, em pouco tempo. A terceira onda" seria o extremo da modificação da planta, onde ela passa a ser uma fábrica de produtos especiais, distante da lavoura tradicional. Naturalmente, o segmento commodity, dos produtos tradicionais e não diferenciados continuará a existir, mesmo porque a aceitação de produtos modificados não é igual em todas as partes do mundo. Na Europa, por exemplo, muitos consumidores, ainda tem objeções, ao contrário da maioria dos consumidores norte-americanos. Além disso, os produtos modificados e diferenciados de hoje tendem a se tornar produtos de massa de amanhã, seguindo o ciclo de vida dos produtos. (Gazeta Mercantil São Paulo, em 18/03/1999). A digital é a tecnologia que mais muda dentre as tecnologias: (Revista Veja-Especial no. 46 Tecnologia Jul/05). Home Theaters de alta definição, telões de até 100 polegadas, ou 2,5 metros de diagonal, um verdadeiro cinema em casa, com tecnologia de plasma e cristal líquido, fazendo com que a construção civil projete locais adequados nos condomínios e residências. DVDs de alta definição, o blu-ray disc, utiliza um feixe de laser azul, muito mais fino do que o laser vermelho atual e permite a gravação de 120 minutos de programas ou até 26 horas de imagens convencionais de vídeo, com até 10 alto-falantes direcionais e 2 subwoofers, fazendo com que os fabricantes de leitores de DVD convencionais pense como isso irá afetar seu negócio. CDs, provavelmente serão substituídos por memórias do tipo flash, em pastilhas minúsculas, irá eliminar o mercado de CDs piratas e as industrias fundo de quintal que alimenta esse mercado. Unificação de TV e computador, programas de TV abertas ou por assinatura no seu computador ou projetar na TV suas fotos digitais ou vídeos armazenados no computador, já utilizado pelas máquinas fotográficas digitais; possível substituição dos televisores e seus componentes. Celulares multifuncionais com chip embutido para localizar pessoas, download de musicas, vídeos, fotos, acesso á internet, vídeo conferência, cartões de crédito, controle remoto, bilhetes de transportes, vales refeição, passagem de avião, entradas de cinemas e teatros, liberação de catracas e cartões de ponto, etc., afetando diretamente as industrias e serviços, tais como: substituição de câmeras convencionais com seus filmes e química de revelação, papéis, flash, etc; até possível substituição das atuais câmeras digitais; eliminação dos crachás e ou cartões magnéticos; eliminação dos leitores de código de barras; substituição de alguns walkman´s; redução do uso de passe, tickets refeição e alimentação e seu mercado paralelo. A finalidade deste artigo é fazer com que o pequeno empresário pare um pouco para pensar e reavaliar o futuro de seu negócio; com respeito as suas matérias primas, por quanto tempo terá disponível no mercado ou se estão prestes a ser substituídas por outra melhor e mais barata; sobre seu mercado, como está o comportamento de consumo, mudanças ou ameaças; quais são as oportunidades de negócio no meu nicho de mercado que poderei aproveitar com minha estrutura empresarial sem grandes investimentos. "Tudo acontece por causa do conflito e da necessidade"._ Heráclito "Não tenha medo de crescer lentamente. Tenha medo, apenas, de ficar parado." _ Provérbio chinês Autor: Cláudio Raza; Administrador de Empresas, Economista, Contador, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas para Negócio, Professor Universitário, mais de 35 anos assessorando empresas. E-mail: c.raza@terra.com.br. www.razaconsultores.com.br
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.