Sua empresa está preparada para aprender?

A constante necessidade em buscar novos mecanismos, ferramentas e processos voltados a adaptação e inovação dentro das empresas é latente, e dentro disso a aprendizagem possui papel fundamental, mas será que sua empresa está realmente preparada para isso?

Dentro de inúmeras técnicas, estudos e ferramentas voltadas para uma organização capaz de se adaptar a momentos de mudança, incertezas e rupturas no mercado, a aprendizagem por parte da empresa se tornou papel fundamental para a criação de diferenciais competitivos, especialmente no que diz respeito aos aspectos "intangíveis" relativos às operações realizadas.

Primeiramente é necessário ressaltar que existem diferenças entres os conceitos de "Aprendizagem Organizacional" e "Organizações que aprendem" (para uma análise mais completa procure o artigo: "Aprendizagem Organizacional versus Oganizações que Aprendem: Características e Desafios que cercam essas duas Abordagens de Pesquisa" de Antonio Virgílio Bittencourt Bastos et. al.) contudo, independente da abordagem conceitual, é ponto comum que devemos buscar a complementaridade dos pressupostos teóricos para aplicarmos nas práticas de nossas empresas.

Nesse momento apresenta-se uma questão crucial. Além do desejo do gestor, a organização, em todo seu contexto (segmento, público alvo, história, estrutura, processos, grau de formalização, equipe, etc.) esta preparada para aprender?

Para efetuar esta análise, e posteriormente tomar as medidas necessárias para possibilitar que a aprendizagem aconteça da maneira mais efetiva possível, vale ressaltar alguns pontos chave para a organização:

  • Faça uma análise contextual de sua empresa: verifique quais os momentos de mudança cruciais para a história da organização, busque identificar elementos de cultura organizacional que regem a instituição (lideranças/grupos informais, aspectos simbólicos, etc.), características da região onde esta sediada e como isso influencia a empresa, as pressões internas e externas que a fizeram tomar medidas que a levaram até o presente momento e o papel exercido pela equipe de gestão/liderança ao longo desse período.
  • Identifique as características de sua equipe: para qualquer processo de mudança e/ou aprendizagem as pessoas ocupam papel fundamental, e para que no futuro, ao iniciar as fases voltadas para a mudança, as ações apresentem sucesso é necessário conhecer a equipe que fará parte disso. Tente verificar o nível de resistência à mudança, a capacidade de influenciar outros colaboradores, grupos que possuem interesses em comum (dentro e fora da organização) e todas as características possíveis, dentro de tempo hábil, para conhecer melhor aqueles que formam a empresa.
  • Observe as boas práticas e crie documentos sobre elas: diariamente encontramos boas soluções para problemas que atingem a empresa, mas dificilmente criamos o hábito de documentar essas soluções. Uma parte determinante para a aprendizagem da organização é não deixar que esse conhecimento fique somente "na cabeça das pessoas". É preciso documentar esses processos para que os mesmos não se percam com os indivíduos, e para que possam ser melhorados ao longo do tempo.
  • Mantenha-se atualizado sobre o assunto: existem diversos autores, tanto no campo acadêmico quando na área de consultorias, que abordam exaustivamente ferramentas voltadas à aprendizagem organizacional. Procure apropriar-se destas ferramentas para identificar quais são aplicáveis a realidade da sua empresa. Lembre-se, mesmo os modelos que obtiveram enorme êxito em outras organizações não devem ser copiados, mas sim adaptados para sua melhor execução.

Acima de tudo, é necessário que você como gestor/administrador, exerça o papel de líder, não só com o exemplo a ser seguido, mas pensando diariamente na estratégia da empresa, participando de eventos onde se tenha contato com outros administradores que lidem com realidades semelhantes e não deixando que barreiras, tanto internas quanto externas, interrompam a busca pelos processos de aprendizagem.

Os desafios e dificuldades irão surgir, mas mesmo em um ambiente extremamente escasso em oportunidades, sempre há espaço para encontrar novas maneiras de pensar e executar as atividades de sua empresa.

ExibirMinimizar
aci baixe o app