Sonhos individuais e sonhos coletivos

“Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade” (Raul Seixas)

Esta frase do eterno Maluco Beleza é ideal para ilustrar a importância dos sonhos na nossa relação com o dinheiro. A identificação e a revelação dos sonhos individuais e coletivos é um ponto fundamental no processo de Educação Financeira, principalmente das famílias. Uma maneira de envolver os filhos, mesmo crianças, no processo é desfiá-los a identificar e revelar seus sonhos.

É importante que eles participem das reuniões de análise da situação financeira da família para que saibam qual é a renda e quais são os gastos possíveis.,Só assim os filhos poderão participar conscientemente dos esforços de revisão dos hábitos de consumo.

A partir do momento que todos conhecem estes números, torna-se mais clara a definição de metas para conseguir poupar focando na realização dos sonhos. Ou seja, para incluir os sonhos no orçamento familiar, é preciso priorizá-los.

Na identificação dos sonhos - tanto individuais como coletivos - é necessário saber quanto eles custam e em quanto tempo quer alcançá-los. A descoberta destes valores ajuda a família a rever seus gastos, mudar hábitos e adequar o consumo à renda.

Segundo a Metodologia DSOP, devemos ter ao menos três sonhos: um de curto prazo (até um ano) um de médio prazo (mais de um ano e até dez anos) e outro de longo prazo (mais de dez anos).

Quando esses forem atingidos, outros devem ser definidos, assim nos manteremos sempre motivados a poupar e manteremos uma vida financeira sustentável e, saudável.

Muitas pessoas dizem que não podem sonhar porque estão endividadas, porque não sobra dinheiro para juntar para a realização dos sonhos. Para estas pessoas recomendo que o primeiro e principal sonho seja livrar-se das dívidas, sonho que pode ser de curto, médio ou longo prazo, vai depender de cada caso.

É importante que além deste sonho, a pessoa tenha outros, pois estes outros sonhos serão motivadores para a realização do principal e mais urgente.

A sua saúde financeira pode estar influenciando diretamente sua saúde física e seu relacionamento na família e no trabalho.

Portanto, a partir da identificação dos sonhos, abre-se caminho e incentivo para a organização do orçamento familiar que, por sua vez, contribuirá decisivamente para a melhora da qualidade de vida de toda família.

Tenha um relacionamento sério com o seu dinheiro para realizar sonhos.

Publicado originalmente no blog Semente Financeira

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento