Somos quem queremos ser, sonhos que queremos ter

Saiba o que é e o que não é coaching e descubra como o processo pode te ajudar a alcançar seus objetivos

Fazendo um pitch rápido, Coaching é um processo de deslocamento de um ponto "A" para um ponto "B", orientado ao futuro, visando o alcance de objetivos e totalmente voltado a resultados. É como se você quisesse escalar uma montanha para ver o nascer do sol, mas, para isso, tivesse que atravessar uma subida acidentada e cheia de obstáculos, no escuro.

Os obstáculos são, muitas vezes crenças que limitam seu potencial e te impedem de acreditar que você pode chegar ao topo da montanha e ter o prazer de ver o nascer do sol. O coach é como a lanterna que vai te ajudar a perceber cada um dos obstáculos, sempre presente ao seu lado, quebrando estas crenças e te desafiando a dar o próximo passo.

Quando passei pelo processo de coaching pela primeira vez foi impressionante a quantidade de insights que tive e percebi o quanto tinha crenças internas que me limitavam. Para mim, foi um processo libertador e transformador.

Mas o interessante mesmo é perceber que, na contramão do que se faz com qualquer conceito, existe uma grande preocupação em explicar o que não é Coaching. Tenho conversado com várias pessoas e existe muita confusão de expectativas quando se procura um coach.

Vamos dar uma olhada em algumas dessas confusões....

Terapia

Primeira grande confusão, a terapia trata de comportamentos e emoções, relacionados a eventos passados. Ela abre a "caixa de Pandora" do cliente, para tratar a fundo questões íntimas. Com foco no futuro, o coaching encoraja o cliente a obter novas conquistas, aumentando a performance através de autodesenvolvimento.

É comum o cliente procurar o coach com questões sentimentais e traumas a tratar, Nesse caso, o coach deve, gentilmente, indicar um outro profissional (um psicólogo) para resolver a questão do cliente.

Mentoring

Quando você tem a oportunidade de conhecer um colega sênior, mais experiente e que te dá conselhos e te atua como um modelo, este é seu mentor. O mentoring é bem específico, pois depende do conhecimento do mentor. O ponto comum entre mentoring e coaching é que ambos se relacionam com realizações de presente e futuro.

Certamente você tem um modelo a seguir na sua área profissional. Talvez faça isso de forma inconsciente.

Treinamento

O objetivo do treinamento é contar com um especialista que passa seus conhecimentos para o cliente. O coaching trabalha exatamente o oposto, já que trabalha com o pressuposto de que o cliente já possui as respostas de que precisa, levando este a assumir responsabilidades pelas mudanças.

Consultoria

O consultor é contratado para resolver problemas pelo cliente, tendo em vista que o consultor tem uma bagagem de conhecimento e experiência no problema pontual. Raramente a consultoria vai esbarrar diretamente no desenvolvimento pessoal do cliente, já que seus apontamentos são direcionados para o desenvolvimento organizacional.

Concluindo

Podem existir muitos outros conceitos que se confundem facilmente com o processo de coaching, mas, para não restar dúvidas, este processo é centrado no indivíduo e suas experiências. O coach acredita que seu cliente é capaz e tem todas as respostas e ferramentas para alcançar seus objetivos. Ele acompanha o processo de transição entre os pontos "A" e "B", desafiando o cliente a dar o próximo passo e comemorando as pequenas vitórias durante a jornada.

No fim, é uma experiência gratificante, desafiante e transformadora.

Que tal procurar um coach e trabalhar a realização dos seus sonhos? Somos quem queremos ser, sonhos que queremos ter! Você quer, você faz!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento