Somente o necessário, o extraordinário é demais

Será que precisamos de tudo que temos? Será que sabemos aproveitar de forma sustentável o dinheiro que passa pelas nossas mãos?

Nesta época de renovação, nada melhor que buscar inspiração para falar de Educação Financeira. E nos desenhos animados encontramos belas mensagens sobre viver de forma sustentável, valorizar a natureza e as amizades. O título deste artigo é parte de uma das músicas do desenho ‘Mogli: o menino lobo’ dos Estúdios Walt Disney. Neste clássico, o urso Balú mostra ao menino Mogli que não é preciso muito para viver em paz, apenas o necessário.

Podemos perfeitamente trazer esta mensagem para o nosso dia a dia, sobretudo em relação aos nossos hábitos de consumo. Será que precisamos de tudo que temos? Será que sabemos aproveitar de forma sustentável o dinheiro que passa pelas nossas mãos? Como estamos vivendo tempos de instabilidade económica o assunto é mais que apropriado, é necessário. Devemos aproveitar o mês de janeiro para fazer o balanço de 2015 e planejar 2016, festejando sim a chegada do ano novo, mas com consciência do que seu orçamento permite ao longo do ano, usando de criatividade e informação para gastar com responsabilidade e não começar o ano novo endividado.

Essa também é uma ótima época para fazer aquela arrumação nos armários, separar aquelas roupas e calçados em bom estado que você não usa faz tempo e fazer doações aos albergues. Faça isso também nos armários das crianças, inclusive separando os brinquedos que eles concordem em doar.

Enfim, neste início de ano, aproveitemos para refletir sobre como lidamos com o dinheiro no ano que passou. Você gastou tudo que ganhou de salários e/ou outras rendas? Ou pior, gastou mais do que ganhou, ou gastou o que ainda iria ganhar? Não fez reservas para emergências? Não guardou para a realização de sonhos? Coloque tudo no papel e anote como meta para todos os meses de 2016: ter um relacionamento sério com o seu dinheiro para realizar sonhos!

Feliz 2016, com prosperidade e responsabilidade para realização de sonhos e a busca da independência financeira.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento