Só até a ponte

Como fracionar metas e objetivos pode facilitar sua vida

Na teoria, eu aprendi que quando temos um grande objetivo, precisamos fraciona-lo. Já vi isso acontecendo pelos números e por planejamento e de fato funciona muito bem. O objetivo maior de 10 anos é desenhado e depois dividido em pedaços menores de tempo. Fica mais fácil segui-lo e mais prazeroso conquistar suas pequenas partes.

Na prática, tive essa experiência de modo muito intenso da primeira vez que fui em um treino de corrida. Apavorada, diga-se de passagem! Não sabia por onde começar e sempre achei que correr era muito cansativo. Algumas pessoas muito próximas foram inspiradoras nessa decisão, especialmente com relação às quebras de crenças de que era algo difícil demais. Li e reli sobre o assunto, me interessei ainda mais e quis experimentar esse novo lugar.

Quando comecei, o que mais me chamou atenção era a ordem do treinador: “você precisa só ir até a ponte e voltar”. Até a tal ponte eram 500 metros, ou seja, 01 kilometro no total. Achei um percurso enorme, mas, seguindo orientação, segui em um ritmo tranquilo e adequado para quem está começando algo novo.

O desafio estava lançado e o primeiro objetivo era chegar na ponte. Vários pensamentos correram junto comigo, me dizendo que seria difícil, questionando o que eu estava fazendo ali... enfim, persisti e cheguei com tranquilidade nos 500m e para minha surpresa, voltei também tranquila. Foi nesse momento que comecei a perceber que meu objetivo não precisava ser enorme, mas somente o de completar os próximos 500 metros. De 500 em 500 metros consegui me superar. Foi demais!

No dia seguinte acordei dolorida, claro. Doída e muito feliz! Consegui um bom tempo e e percorri uma distância significativa, que imaginava ser impossível de conquistar. Mas o maior aprendizado é o de que “só preciso ir até a ponte”. E essa ponte pode me levar para lugares fantásticos nunca experimentados antes.

Hoje continuo na corrida, dessa vez olhando para a ponte e pensando que é por meio dela que chegarei aos meus outros grandes objetivos, sejam eles pessoais, familiares ou empresariais.

E você, qual ponte deve alcançar agora?

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento