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Site para hotel: 9 elementos essenciais

Na era da internet onde as pessoas estão super conectadas, o mercado hoteleiro já se transformou. Veja alguns elementos que um site para hotel precisa ter para conquistar seus clientes

Na era da internet onde as pessoas estão super conectadas, o mercado hoteleiro já se transformou. Veja alguns elementos que um site para hotel precisa ter para conquistar seus clientes.

1- Velocidade do site

Para cada segundo que seu site demora em carregar, a taxa de conversão diminui 7%.

O tempo de carregamento do site ou velocidade é crucial para converter os visitantes em clientes. Pesquisas indicam que os primeiros 7 segundos definem se o visitante vai permanecer no seu site ou não. Atualmente vivemos no mundo do “agora” e os visitantes querem resultados imediatos, às vezes 5 segundos podem parecer 5 minutos.

Vocês sabe dizer quanto tempo leva para seu site carregar em um computador ou em dispositivo móvel? Clique aqui e faça um teste.

Dicas ninjas para melhorar a velocidade do seu site:

  • Comprimir o tamanho das imagens
  • Usar no máximo duas fontes diferentes
  • Minimizar o uso de javascript e arquivos CSS
  • Usar um sistema de cache

2 – Ofertas

Aumente suas reservas diretas oferecendo o melhor preço garantido na sua página inicial.

Os visitantes podem vir de diversas fontes, incluindo OTA´s como Booking ou Expedia. Agora é a hora fechar a venda mostrando algum tipo de vantagem se a reserva for fechada diretamente.

Alguma vez na vida já ouviu a expressão: “Todos amam uma oferta!”. Qual a melhor maneira de seduzir com uma oferta especial em seu site?

Dicas ninjas de ideias para ofertas:

  • Melhor preço garantido
  • Mostrar sua localização
  • Pacotes de Lua de Mel
  • Um cupom de desconto no restaurante
  • Welcome drink
  • Descontos para as atrações próximas
  • Tarifas de grupos e corporativas

3- Emoção

Crie uma conexão emocional na primeira visita, use fotos profissionais em seu site.

O site do seu hotel tem 3 segundos para capturar a atenção dos visitantes. Decisões de compra são tomadas em sua maioria, por emoção e não racionalmente. Os humanos compram bens e serviços baseados em produtos que nos fazer sentir algo.

O que você sente quando visita seu site? Ele é quente e convidativo ou frio e sem atração? Você se hospedaria no seu hotel baseado somente no seu site?

Dicas ninjas para provocar emoções:

  • Imagens profissionais e que ocupem toda tela
  • Passeios virtuais
  • Cores quentes
  • Ofertas atraentes
  • Interações surpreendentes
  • Textos de conversação
  • Fácil de usar
  • Design intuitivo
  • Identidade visual da marca


4- Call-to-Action (chamar para uma ação)

Os visitantes do seu site já fazem um trabalho duro lendo várias informações. Não dificulte o trabalho deles para fazer uma reserva.

Afinal o que é call-to-action ou CTA? É um botão destacado para fazer uma ação, por exemplo: reservar, buscar, consultar, reserve agora, etc…

Não crie dificuldades para os visitantes fazer uma reserva. Depois de capturar a atenção do visitante com todas as dicas que já falei, deixe claro sua intenção de que o visitante faça a reserva. Faça botões call-to-action para o seu sistema de reserva com identificação fácil e acessível.

Dicas ninjas de CTA´s ou botões que convertam:

  • Cor de destaque e que se diferencie da cor dominante do site
  • Peça pela venda, “reserve agora”
  • Crie urgência
  • Deixe em local onde o visitante não precise rolar o site
  • Deixe o botão em todas as páginas
  • Deixe o botão de reservar maior que os outros botões
  • O botão deve ter informações claras e consistentes

5- Navegação

Se o visitante tem que caçar informações para planejar sua viagem, não é isso que os viajantes estão procurando em um site de hotel.

A usabilidade de um site está diretamente relacionado a navegação, quando os visitante ficam dando voltas no site para achar alguma informação, causa frustração. Visitante frustrados abandonam o site com muita velocidade e dificilmente retornam.

A facilidade de navegação de um site não se aplica somente a desktops, mas também é necessário ser aplicado a dispositivos móveis.

Dicas Ninja para melhores práticas de navegação:

  • Somente links essenciais no menu principal, com 5 ou 7 links no Maximo
  • Uma ou duas palavras por link
  • Incluir botões CTA
  • Nomes descritivos para os links
  • Ícones sociais não pertencem ao menu principal
  • Utilize o rodapé para links que não são essenciais
  • Priorize links de acordo com a importância
  • Otimize para dispositivos móveis

6- Compatibilidade

O site de hotel que não está otimizado para dispositivos móveis, está perdendo dinheiro.

Os visitantes estão acessando o seu site de diferentes tipos de tamanhos de dispositivos. Os números de dispositivos que acessam a internet estão crescendo, a compatibilidade do seu site deve crescer junto.

Você já checou como fica seu site fica em um smarthphone, tablet, phablet ou SmartTV?

Dicas ninja para compatibilidade de um site:

  • Pense no futuro
  • Tenha uma versão mobile do seu site
  • Considere em ter um site responsivo
  • Teste seu site sempre em novos dispositivos
  • Tenha um site compatível com tecnologia touch

7- Análise

Analisar os dados de acesso do seu site para rastear e melhorar seu marketing há muito tempo não é luxo, é o básico.

Este é um dos elementos mais negligenciados de um site de hotel. Saber o que o visitante está fazendo em seu site e como ele descobriu seu site, é um dado inestimável.

Analisando seu site e as ações dos visitantes, poderá medir o ROI de marketing e identificar problemas com o site.

As métricas mais importantes para seu hotel:

  • Informações demográficas dos visitantes
  • Novos x retornos de visitantes
  • Tempo de recarregamento do site
  • Conversões
  • Taxa de rejeição

8- Gerenciamento de Conteúdo

Controle o conteúdo publicado do seu site.

Mantenha as informações sobre seu hotel atualizado, sem precisar do suporte de TI. Os sites modernos de hotéis possui um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Existe uma necessidade de atualizar constantemente o site, pois informações como valores e ofertas especiais, sempre precisam de alterações.

Razões que o hotel precisa de um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS):

  • Flexibilidade
  • Grande controle sobre o site
  • Inserir promoções de forma imediata
  • Informações sempre atualizadas
  • Mudanças podem ocorrer imediatamente
  • Manter as fotos atualizadas

9- Informações de Contato

Reduza o atrito no processo de reserva, informando múltiplas possibilidades de contato com o hotel.

Mesmo que tenha um site com informações completas, alguns visitantes vão ficar com dúvidas. A habilidade de responder as dúvidas dos visitantes pode ser o fator decisivo no processo de reserva.

Todos nós temos preferências por um canal de comunicação, uns preferem escrever um email outros se sentem mais seguros pegar as informações pelo telefone. Dessa forma é importante ter várias opções de canais de comunicações com o cliente.

Dicas ninja de meios de comunicação com o cliente:

  • Tenha uma página somente para contato
  • Tenha link para a página de contato no menu principal
  • Pense na possibilidade de ter um tool free
  • Exiba as informações de contato em todas as páginas do site
  • Utilize ícones de redes sociais
  • Considere em usar um sistema de CHAT
  • Solicite o mínimo de informações nos formulários de contato
  • Responda todas as perguntas


Com esses elementos em seu site devidamente funcionando, com certeza as conversões irão aumentar consideravelmente. E o seu site para está otimizado com esses elementos?

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