Café com ADM
#

Simplesmente Escolhas

. . .A história da civilização é o fruto do conjunto de escolhas feitas. - Paulo Henrique Rathunde, Autor de Artesão do Meu Futuro, Editora PM2. O sucesso de qualquer empreendimento é depositado em grande parte nas estratégias adotadas. Estas, por sua vez, são ferramentas utilizadas para balizar as inúmeras escolhas feitas ao longo do processo de desenvolvimento.
Nossas escolhas conscientes segundo Rathunde

e nosso senso crítico constroem paulatinamente nossa história. Isso graças ao que o senso comum chama de livre-arbítrio. As escolhas sempre determinaram nosso futuro. Hoje, amanhã e sempre. Nosso presente nada mais é que o resultado das escolhas do nosso passado assim como nosso futuro é o resultado das escolhas do nosso presente. E isso se deve a uma tal lei de ação e reação. Essa lei prega que toda ação produz uma reação de igual proporção. Ainda segundo as observações de Rathunde, se prolongarmos a linha do tempo pela repetição das mesmas ações, chegaremos a um futuro provável e assustador, cujos sinais já podem ser observados hoje. Mas quando ele diz futuro provável ou seja previsível podemos entender que há a possibilidade de avaliar o sucesso ou fracasso de um empreendimento. Isso porque analisando o histórico podemos corrigir rumos e reavaliar escolhas.

Precisamos contar uma nova história, construindo paulatinamente com escolhas conscientes e senso crítico. Cabe a nós desenhar o futuro que queremos diz Rathunde em seu livro. Para ele o Ponto de partida é o autoconhecimento. Quando nos conhecemos, entendemos o que nos motiva e sabemos definir nossas visões fica mais fácil transformar ideais em ações concretas. Definir uma estratégia é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Mas não podemos fazê-la sem antes compreender o que é, de fato, uma estratégia. Em um sentido mais estrito e literal segundo o autor Carlos Lima Silva, do livro Manual Pratico da Arte da Guerra (Ed. Qualimark) - estratégia vem do grego strategos

e significa conduzir um exercito pela mão. De maneira mais objetiva podemos entender estratégia como uma ferramenta que conduz qualquer projeto pessoal ou empresarial por um corredor de ações e escolha que viabilizam ou, até mesmo, inviabilizam seu sucesso. E é nesse corredor de ações e escolhas que o empreendedor deve buscar redobrada atenção, pois certamente serão as conseqüências destas que definirão os resultados. Uma estratégia só faz sentido quando se tem um objetivo a ser atingido. Como disse Sêneca: o capitão que navega sem saber em que ponto quer chegar reclama da direção do vento. Portanto, defina seu objetivo, trace sua estratégia e pare de reclamar das pedras do caminho. Todo o resto é simplesmente escolhas. . . .
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.