Seu desempenho é melhor em reuniões de alta pressão?
Seu desempenho é melhor em reuniões de alta pressão?

Seu desempenho é melhor em reuniões de alta pressão?

Como um líder pode encontrar o equilíbrio certo em uma reunião muito importante?

As pessoas são muitas vezes pressionadas em reuniões para chegar a soluções incríveis na mesma hora. Algumas equipes de alto desempenho prosperam nesse ambiente. Também é uma boa abordagem para estimular novas formas de pensamento. No entanto, uma dose constante de reuniões no estilo “panela de pressão” pode sufocar funcionários criativos e atenciosos e impedi-los de contribuir com insights valiosos. Talvez eles reajam à tensão na sala, ou tenham medo de ver suas ideias serem desconsideradas de forma pública e agressiva. Alguns de vocês podem dizer: "Se você não aguenta o calor, saia da cozinha". Essa atitude pode aplicar-se a alguns, mas por que arriscar e fazer com que um potencial talento falhe? E o Burnout [síndrome do esgotamento] é uma condição muito real que pode inviabilizar até mesmo o melhor empregado.

Como um líder pode encontrar o equilíbrio certo em uma reunião muito importante? Eu conversei com minha colega Teresa Amabile na minha série de vídeos Leadership: A Master Class sobre maneiras que gestores podem usar para fomentar uma equipe criativa. Aqui está o que ela disse sobre a geração de ideias e soluções durante as reuniões.

"Nossa pesquisa mostrou que há apenas um conjunto de condições de pressão que realmente levam a um alto nível de criatividade. Chama-se estar em uma missão. As pessoas têm de sentir que o que elas estão fazendo é verdadeiramente importante e é justificadamente urgente. Um grande exemplo de trabalho realmente significativo sob pressão é a história do Apollo 13. Enquanto a cápsula espacial estava em sua rota, o sistema de filtragem de ar falhou. Os astronautas corriam risco de asfixia. Os engenheiros que focaram-se nesse problema foram completamente liberados de fazer qualquer outra coisa. Eles foram capazes de realmente resolver o problema, porque se concentraram nele, sabiam que era urgente, e entenderam o quão importante era.

Enquanto isso é um exemplo extremo, as empresas podem fazer algo assim, colocando as pessoas na situação em que elas entendem a urgência e estão protegidas de distrações. Elas estão em uma missão. Entretanto, mesmo quando em uma missão, as pessoas não podem operar sob alta pressão por longos períodos de tempo e continuar a ser criativas. Elas precisam de uma pausa, ou irão sofrer com o Burnout”.

Desça da esteira

Infelizmente, o tipo mais comum de pressão nas organizações é o que chamamos de “estar em uma esteira”. Você sente que você está sendo constantemente distraído por crises que surgem ao seu redor. Descobrimos que, nestas condições, as pessoas não são capazes de se concentrar em realmente ser criativo. Elas podem acabar o dia sentindo que fizeram muita coisa. "Eu trabalhei por 14 horas, e eu resolvi 14 problemas diferentes”. No entanto, elas não têm aquele sentimento de satisfação de que estão trabalhando na parte mais importante de seus trabalhos. Elas podem passar muitos dias na esteira, sem fazer nada criativo. Então, isso é uma das coisas mais importantes que os gestores podem dar para as pessoas – o tempo e a oportunidade de focarem para fazer um trabalho criativo.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento