Servir é liderar, dominar não é liderar

A liderança é um conceito profundo, assumido em diversas formas

Desde os primórdios dos tempos a liderança existiu de diferentes formas e em diversas sociedades. O homem sempre teve a necessidade de ser governado por algo ou alguém para evitar o caos. A liderança e uma forma de organização vista na idade media nos feudos, nas tribos indígenas, a imagem do pajé, na monarquia o rei. A ideia de manter uma sociedade equilibrada, em desenvolvimento tornou indispensável a existência da hierarquia. A liderança se assume de diferentes formas ao longo do tempo, tornando-se funcional ate os dias atuais.

Hoje a liderança que atinge a população é a politica embora sofra inúmeras contestações importantes para revisão e manutenção da forma de governo. Liderança é ‘o processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um objetivo’ (Rouch & Behling, 1984 p.46). São varias as definições sobre o tema, mas pode-se definir como uma forma de conduzir as pessoas para resultados que beneficie tanto os subordinados quanto aqueles que lideram.

Um líder está sempre lidando com situações que exigem decisões, obviamente que tenham um peso sobre muitas pessoas. Muitos não irão se satisfazer com as decisões do líder, os mesmos contestarão, cabe ao responsável manter- se firme ou analisar decisões já tomadas. É frustrado aquele que busca liderança por status, ou ganho individual. Um chefe é aquele que serve a sua equipe, atendendo não as suas vontades, e sim as suas necessidades.

São muitos os exemplos de líderes bem sucedidos, que souberam conduzir uma legião de pessoas. O prazer de um líder esta no reconhecimento daqueles que se sujeitam ao seu domínio. Não se trata de mandar, chefiar ser autoridade o líder é totalmente o oposto de todos estes adjetivos. Abnegar-se, influenciar, motivar são conceitos que constroem o perfil de bom líder. Contudo sabias palavras de Hollander (1978) :O líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. “Popularidade não é liderança”, ou seja, um líder não é cobrado na forma como comanda e sim nos resultados alcançados pelo seu trabalho junto ao grupo!

ExibirMinimizar
Digital