Série Profissionais Empreendedores – 2º Comportamento BUSCAR INFORMAÇÕES

Em tempos de mudanças dinâmicas, explosão de redes sociais e convergência de mídias, a informação tornou-se um artigo ainda mais valioso para as organizações. Por isso, um Profissional Empreendedor deve se comportar como um verdadeiro caçador de informações que gerem novos conhecimentos, e consequentemente, diferenciais competitivos para suas carreiras e para os negócios de suas empresas.

Você sabia que estamos inseridos numa época denominada Era da Informação ou do Conhecimento?

Você sabia que o inventor do Iphone, Ipod e do Ipad, morreu? E o nome dele?

Sabia que estamos próximos de registrar a marca de 7 bilhões de pessoas na Terra?

Se você respondeu "não" a alguma dessas questões, ou desconhece totalmente estes temas, tome cuidado! Você está desinformado. E não venha tentar se justificar dizendo que esses assuntos não são do seu interesse. Uma destas perguntas poderá ser feita a você, durante aquela entrevista de emprego que tanto espera para sua carreira.

Quem leu o primeiro artigo desta série, 1º Comportamento PLANEJAMENTO, viu que para iniciar um planejamento é preciso buscar respostas para questões diversas como: O quê? Onde? Quando? Quanto? Entre outras. Enfim, é necessário obter informações de qualidade, que servirão de base para construir um bom plano de carreira.

Toda informação deve gerar conhecimento. Mas, isso não acontecerá como que por mágica, ou por capricho dos Deuses. Se você encontrar as informações relevantes para sua carreira, deve ter ainda a habilidade de criticar e filtrar aquelas que poderão ser transformadas em conhecimento, realmente válido para o seu desenvolvimento, em criatividade e novas ideias. Porque pior do que a falta de informação, é o encontro das más informações.

Frequentemente, costumo dizer que: o Mundo está passando na internet, principalmente nas redes sociais. É uma provocação para aqueles que estão em busca de melhores dias em suas vidas profissionais, mas nem sabem como utilizar o Twitter, ou como interagir em grupos de discussão como o Papo de Carreira no Facebook, ou mesmo no Linkedin. Mais do que o próprio conhecimento gerado, a informação proporciona para um Profissional Empreendedor, a possibilidade de encontrar as melhores oportunidades para o sucesso em sua carreira.

Seja flexível na busca por informações. Além do Doutor Google, considere que as pessoas ainda são uma das principais fontes de informações. Digo isso, porque mesmo que você esteja conectado a uma rede social, é importante interagir com seus amigos, ou seus fãs, ou seguidores ou como queira chamar os participantes de sua rede de contatos. Dessa forma, você desenvolve ainda outro Comportamento Empreendedor, o Networking, que falaremos num dos próximos artigos.

Mas, deixa eu te oferecer um conselho?! Queira estar com as pessoas em vida real! Que tal marcar um almoço, um happy hour, ou um programa de fim de semana. Informação também está relacionada ao fator confiança. E nada como um olhar sincero, um sorriso e o sentimento de segurança, para garantir que aquela informação sobre a vaga de trabalho que irá surgir na empresa de seus sonhos, tão importante para sua carreira, será trocada integralmente e com ainda com algumas dicas que farão a diferença durante o processo de seleção.

Nas redes sociais, você participa de grupos de discussão de seu interesse profissional? Quando foi a última palestra ou evento profissional de sua área de atuação, que você participou? Assina revistas profissionais especializadas? Acompanha o noticiário sobre questões mundiais na TV ou pelos portais de notícias da internet?

Tenha sede de informação, para aumentar o desempenho de sua carreira. Reserve ao menos alguns minutos do seu dia para uma atualização. Pode ser no início da manhã, quando você ainda está em ritmo de aquecimento para o trabalho.

Diz o mestre Chacrinha que "quem não comunica, se trumbica". Eu digo a você: "em sua caminhada para se tornar um Profissional Empreendedor, a busca pelas melhores informações, vai te livrar de muitos tropeços".

"Informação é poder, porém se tens tal domínio e não o divulgas, torna-te responsável pela ignorância alheia." (Ivan Teorilang)

Enquanto busco informações para o 3º artigo da Série Profissionais Empreendedores, você pode aproveitar para planejar e criar um momento diário de atualização geral para sua carreira.

Abraço e Sucesso!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento