Série profissionais empreendedores – 1º comportamento: planejamento

As empresas têm demostrando uma preocupação maior com os aspectos comportamentais de seus colaboradores. Tanto para contratar, quanto para demitir, as falhas no comportamento e os desvios nas condutas éticas e morais passaram a ser decisivas nas relações.

É com base na proposta de minha palestra EU, MINHA CARREIRA E O EMPREENDEDORISMO, que resolvi iniciar essa série de 10 artigos em que apresentarei de maneira um pouco mais abrangente como desenvolver os comportamentos que caracterizam um Profissional Empreendedor e que podem garantir uma nova dinâmica para sua vida e carreira com mais realizações e sucesso.

Antes mesmo de falarmos sobre PLANEJAMENTO, prefiro começar chamando a atenção para três fatores que servirão de base para sustentar suas decisões e atitudes em relação à sua vida profissional. É quando penso na química da relação entre eu, minha carreira e o empreendedorismo, que reconheço os três elementos indispensáveis para o sucesso profissional: AUTOCONHECIMENTO (eu), DISCIPLINA (minha carreira) e CRIATIVIDADE (empreendedorismo). Consegue perceber a riqueza desta relação? E esses mesmos elementos serão exigidos para você se habituar à prática dos comportamentos empreendedores. Mas, vamos ao PLANEJAMENTO!

Com certeza você já ouviu uma máxima que diz: "para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve", certo? Contudo, o pensamento sobre essa frase, para quem deseja se tornar um profissional empreendedor, deve ser ampliado ainda para questões do tipo: E como chegar? Quando chegar? Quanto custará chegar? Por qual caminho seguir? Quais competências utilizar? Quem poderá ajudar? (ah, só não espere pelo Chapolin Colorado). Enfim, essas são questões que somente poderão ser respondidas a partir do momento em que você começar a fazer uma análise contextual do mercado em que atua e comparar com cenário atual de sua vida e carreira.

A forma mais correta e eficiente de organizar todas as informações que irão surgir, é utilizando um planejamento formal, escrito mesmo. Para um empreendedor que deseja abrir um negócio, seria o que chamamos de Plano de Negócios. Mas, quando falamos de profissionais empreendedores e suas carreiras, esse documento torna-se um Plano de Carreira.

Construir um Plano de Carreira não é tarefa das mais difíceis. Na internet, onde a discussão do assunto carreira está a cada dia mais ampliada, você consegue inúmeros modelos. A maioria segue um mesmo padrão que visa primeiro proporcionar autoconhecimento suficiente, para em seguida, definir os recursos e as competências necessárias para alcançar objetivos e promover sua carreira com sucesso.

O fato é que se você começar a registrar no seu plano de carreira: ideias, conclusões e ações a serem executadas; estará gerando comprometimento e se disciplinando para buscar de forma mais clara e objetiva a realização de sonhos.

E garanto que independente de sua área de atuação, ou do nível de responsabilidade e complexidade do seu cargo atual, é possível adotar o comportamento de planejar a própria carreira. Além de ser indispensável para o seu desenvolvimento profissional; as empresas preferem funcionários que demonstram essa habilidade.

Agora um detalhe: Você já ouviu dizer que um Mestre, nunca ensina ao seu Discípulo o famoso "pulo do gato", aquilo que realmente fará a diferença na fórmula mágica? Então, como eu não sou seu Mestre e nem você meu Discípulo, vou te contar um segredo.

Transforme todo Comportamento Empreendedor em um Hábito! Como? Repetição! Se você já aprendeu como planejar sua carreira, adote o PLANEJAMENTO em todos os momentos de sua vida profissional. E outra dica, escreva seu Plano de Carreira a lápis, porque nem tudo estará sob o seu controle e em algum momento você pode precisar de um Plano B.

"A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar".
( John L. Beckley )

Desenvolva seu planejamento, enquanto preparo novo artigo sobre mais um Comportamento Empreendedor.

Abraço e Sucesso!!!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento