Café com ADM
#

Será que sou empreendedor?

A demanda do mercado atual é à busca por pessoas com perfil empreendedor. No entanto, muita gente se questiona sobre o que se deve fazer para obter sucesso num mercado tão competitivo.

Empreendedorismo tem sido algo muito comentado e discutido em minhas palestras e artigos. Um assunto muito bem recebido, mas que ainda gera dúvidas sobre o real perfil adotado por pessoas consideradas empreendedoras.

A questão é que o mundo está mudando, as organizações não são mais paternalistas e as pessoas precisam aceitar e acompanhar tais mudanças.


Segundo Dornelas, autor do livro Empreendedorismo: transformando idéias em negócios, editora Campus, os empreendedores são visionários, indivíduos que fazem a diferença, sabem explorar as oportunidades, além disso, são determinados e altamente dinâmicos e, sobretudo dedicados ao trabalho.

O perfil do empreendedor não necessariamente está atrelado a um modelo de profissional, pois recebe influências regionais significativas, ou seja, necessidades e os hábitos culturais de uma região influenciam os comportamentos. Os empreendedores absorvem esses comportamentos e o resultado reflete-se sobre suas ações nas empresas.

Logo, fica clara a necessidade de avaliar se, o que é bom para os americanos e europeus, também é válido e bom para nós.

Queira ou não, quando pensamos em empreendedores nos vem à mente pessoa otimista e apaixonada pelo que fazem, independentes e construtoras do próprio destino. Pessoas que acreditam que o dinheiro é conseqüência do sucesso nos negócios, possuem liderança incomum, sabem construir uma rede de relacionamentos externos à empresa, planejam cada passo do negócio, possuem conhecimento, assumem riscos calculados e criam valor para a sociedade pela qual o empreendimento encontra-se inserido, em busca de soluções para melhorar a vida das pessoas.

Sem dúvidas, alguns nascem empreendedores, outros têm que se esforçar, mas nem todos os que se esforçam conseguem chegar lá. O fato é que há vários estilos de empreendedores, e existem habilidades que podem ser aprendidas. Segundo Morais, autor do livro Atitudes de empreendedores, editora Quality Mark, o segredo é adquirir experiência com outros empreendedores.


Não é fácil ser um empreendedor, cabe a cada um propiciar condições para que se busque o prazer com seu trabalho. Traçar estratégias e dando sos primeiros passos no desenvolvimento de suas habilidades e competências. Mais do que isso é necessário quebrar paradigmas e soltar as amarras que o impedem de construir o seu sucesso.

Isso não significa que devemos nos tornar tagarela de carteirinha, divulgando aos quatro ventos nossas realizações profissionais.

Mais artigos: http://www.atenderbem.com.br

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.