Será que a gente tá usando a Internet da forma certa?

Com a evolução das novas tecnologias, principalmente da Internet, a forma como nos comunicamos vem mudando drasticamente. Novas formas de se comunicar, cada vez menos pessoais e mais rápidas, vem surgindo dia à dia com o intuito de “aproximar” as pessoas

“O homem é por natureza um ser social!”

Já dizia Aristóteles, como na citação acima, o homem, o ser humano, tem a necessidade de ser social, sente a necessidade de se comunicar e socializar com outras pessoas.

Com a evolução das novas tecnologias, principalmente da Internet, a forma como nos comunicamos vem mudando drasticamente. Novas formas de se comunicar, cada vez menos pessoais e mais rápidas, vem surgindo dia à dia com o intuito de “aproximar” as pessoas.

As próprias redes sociais estão aí pra isso, ou pelo menos esta deveria ser sua atividade fim: aproximar. Mas o que eu percebo é que na verdade muitas vezes elas fazem o contrário, distanciam cada vez mais, ou pelo menos deixam as coisas cada vez mais impessoais.

Digo isso porque vivi até meus 17 anos no interior, na roça mesmo. Lá era diferente, não tinha computador, não tinha internet, mal tinha telefone. Mas as pessoas se visitavam, se falavam mais, as conversas eram longas, as pessoas tinham assunto.

Hoje, todo mundo conversa o dia todo através dessas telinhas de 4 polegadas, estejam longe ou perto. Sair pra conversar, pra tomar uma bebida, até pra paquerar, não é mais como antes. Parece que em alguns momentos a vida off-line chega a ser monótona. Você mesmo, consegue ficar na mesa de bar com amigos sem olhar o smartphone por mais de 15 minutos? É difícil né?! Mas se consegue, parabéns! :)

Não sei se era pra ser assim, mas eu já estou repensando a forma como uso essas ferramentas.

Não sou contra o uso das redes sociais, muito pelo contrário, acredito inclusive que essas ferramentas tem grande valia e facilitam muitas coisas. Mas tá na hora de pensar, por exemplo, se você está indo na pizzaria pela companhia das pessoas ou só pra fazer check-in e tirar uma foto bonita para o Instagram!

Hoje, cada vez parece mais difícil separar vida pessoal de vida virtual, tudo virou uma coisa só, e eu não sei até que ponto isso é positivo.

ExibirMinimizar
aci baixe o app