Será este o momento de rever seus investimentos?

Impacto no mercado financeiro acerca da perda do selo de Investment Grade, discutidíssimo tema das últimas semanas...

Para o mundo dos investimentos o rebaixamento que o Brasil sofreu em sua nota de risco pela agencia de rating Standard and Poor's (S&P), que o fez perder o selo de Investment Grade, e passar para a categoria “especulativa”, gerou perspectiva negativa para o país.

Ivestment grade ou grau de investimento como é conhecido no Brasil, representa para o país um selo de bom pagador, ou seja, menor o risco de inadimplência para os investidores.

Diante da notícia da perda do “certificado de segurança”...

No mercado financeiro, as primeiras consequências serão refletidas na queda dos investimentos estrangeiros de longo prazo no país, como os fundos de pensão, devido à percepção de risco e também na bolsa de valores. De fato, esse acontecimento corroborou com os problemas enfrentados pela Petrobrás, despencando o preço da ação atingindo o menor patamar dos últimos 11 anos. Contudo, o Brasil ainda possui o selo de bom pagador de outras duas agências internacionais Fitch e Moody’s.

Os investidores mais experientes sabem aproveitar as vantagens oferecidas pelo mercado, trocar de investimento na hora certa, pois quanto maior o risco, maior é o juro pago aos investidores, conseguinte taxas mais atrativas.

Minha recomendação diante da realidade atual: no horizonte de curto e médio prazo o mercado é favorável para investir em títulos públicos federais pós-fixado atrelado ao IPCA.

“Lembre-se: no mundo dos investimentos, sempre existe oportunidades, depende apenas de qual ângulo se está analisando”.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento