Ser um bom líder ou exercer uma função de liderança?

Se você simplesmente estiver em uma função de liderança, mas não inspira nem motiva as pessoas, então você não é um verdadeiro líder

Pois um bom líder é reconhecido pelas pessoas e não promove a si mesmo, todos ao seu redor o reconhecem como um exemplo a ser seguido. Ele primeiro dá para depois receber, mas se inverter essa ordem acaba com os ganhos futuros de toda equipe. Toda vez que é admirado pela forma de conduzir sua equipe, resolver conflitos, minimizar os riscos e despertar no outro a vontade de liderar, logo tornar-se um bom líder.

Um bom líder sabe ouvi, aprende com sua equipe, trata todos como gostaria de ser tratado, consegue o melhor desempenho de seus liderados, motiva e busca alcançar objetivos de modo uniforme com todos.

Porém a falta de diálogo, o orgulho, a incompreensão, e sentir-se superior aos demais de sua equipe, mostrar irritabilidade facilmente, ter respostas grosseiras constantemente, alimentar fofocas e inimizade no grupo, são atitudes que podem levar a equipe ao fracasso. Dificilmente uma pessoa deseja trabalhar com alguém que se valia de ameaças, pressões e constrangimento para obter a realizações das tarefas do grupo.

Portanto o melhor é pensar em servir, buscar a excelência, compromisso, dedicação e satisfação de todos. Verificando as melhores práticas para o desenvolvimento dos trabalhos, tornando sua equipe uma forte aliada na busca do sucesso. Envolver todos nas atividades inerentes ao grupo com o objetivo de que as pessoas produzam o melhor de si mesmo. O modelo de um bom líder não é tomar todas as tarefas para si e nem pensar que só são bem feitas quando o próprio às realiza, mas é aprimorar sua equipe para que todos cheguem ao mesmo nível, sendo capazes de desenvolverem suas atividades de forma eficiente e eficaz.

Seu comportamento deve ser sempre em busca de mais conhecimento, não se contentar com o que já aprendeu. E captar lições de quem já passou por determinada etapa, isso não é sinal de fraqueza e sim de enriquecimento para aprimoramento do grupo.

É sempre bom investir no relacionamento da equipe, pois pessoas bem engajadas podem alcançar lugares jamais traçados e constroem laços fortes capazes de ganhar qualquer guerra juntos.

Não se importando com as pessoas, será frio, calculista e desprezível por todos, não terá seguidores, as tarefas só serão realizadas por medo ou obrigação tornando o local de trabalho insuportável e todos não o querem por perto, tendo a primeira oportunidade sai da equipe.

Agora quando um bom líder demonstra amor pelo que faz, transmite confiança e transforma as dificuldades em aprendizado, não murmura nem aponta erros ajuda a solucioná-los, respeita os outros e fornece apoio a todos os membros de sua equipe, recebe admiração e todos querem estar a sua volta copiando suas atitudes e gestos. Conquista pelo exemplo e não deixa que os outros o desmotive, passa pelos obstáculos juntos com sua equipe promovendo um ambiente de sucesso contribui e valoriza cada um do seu grupo, exalando respeito e admiração por todos. Então não exerce apenas uma função é um verdadeiro e excelente líder.

ExibirMinimizar
aci baixe o app