Ser ou não ser perfeccionista!!

Ser perfeccionista é um defeito ou uma qualidade?

Para muitas pessoas uma entrevista de emprego pode ser uma sessão de tortura, especialmente quando o entrevistador faz a famosa pergunta: “do seu ponto de vista, quais são os seus defeitos e qualidades mais marcantes?”.

A primeira resposta que surge é: “o meu maior defeito é ser perfeccionista”, alguns especialistas em recursos humanos defendem que dizer isto pode soar mal aos ouvidos do entrevistador quando citado como defeito, pois uma pessoa perfeccionista: é aquela que é extremamente organizada e detalhista, busca sempre a perfeição, para ela não existe meio termo, tem que ser perfeito.

Na minha opinião e de muitos outros, ser perfeccionista pode ser uma qualidade ou um defeito, dependendo do contexto e de quem esta interpretando. Por exemplo, um entrevistador ou dono de empresa pode achar que é uma qualidade, pois será um funcionário que desenvolverá tudo com perfeição. Por outro lado, aos olhos dos companheiros de trabalho ou até mesmo parentes e amigos, pode ser visto como uma pessoa chata, puxa saco, gerando assim conflitos e desconforto.

Ser perfeccionista também pode ser considerado um defeito quando é uma barreira para o crescimento de um funcionário, pois sendo tão padronizado e detalhista, ele pode se manter na zona de conforto, sempre fazendo a mesma coisa, esquecendo de inovar e improvisar, por isto acaba passando despercebido em uma avaliação de desempenho.

E você o que acha? Ser perfeccionista é um defeito ou uma qualidade?


Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Marcia Mantovani

    Marcia Mantovani

    Bacharel em Administração Especialista em Gestão de Pessoas Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior Consultora, escritora, e professora nas áreas de recursos humanos, administração de pessoal e gestão de carreira.
    café com admMinimizar