O que realmente é ser um líder

As principais características que um gestor deve apresentar para garantir o desenvolvimento contínuo da equipe

Imaginemos a seguinte situação: estamos num lugar desconhecido, podendo ser um país diferente do nosso, onde não conhecemos ninguém...precisamos encontrar o nosso destino, mas o GPS e os roteiros não estão nos ajudando...o que fazer? Perguntar a alguém que possa nos ajudar, certo? E se esse alguém não demonstrar conhecimento? Se for hesitante e não gerar credibilidade na informação transmitida...você seguirá suas orientações? Acredito que não!

Ser líder segue a mesma linha de raciocínio. Se o gestor não define os objetivos, as metas e como o time deve trabalhar para alcançá-las, provavelmente não haverá sucesso no desenvolvimento do trabalho. Afinal de contas, ninguém quer seguir quem não sabe aonde quer chegar, já dizia Joe Namath.

É papel fundamental do Líder conhecer as necessidades e objetivos a serem alcançados, garantindo as orientações devidas e estando atento a eventuais mudanças de estratégias no caso de insucesso das ações. Tem que fazer "rodar" o PDCA.

Ser Líder é muito mais que uma posição hierárquica. É garantir a condução devida, identificando as reais necessidades do negócio, delegando funções de acordo com o perfil de cada integrante do time, analisando o desenvolvimento do trabalho e garantindo as reorientações necessárias para uma possível mudança de estratégia.

Além de tudo isto, é preciso garantir o desenvolvimento de cada profissional da equipe, com feedbacks contínuos e estruturadores, edificando, desta maneira, o verdadeiro significado da palavra Líder!

"Ser líder é fazer com que as pessoas queiram te seguir e ninguém quer seguir quem não sabe aonde deseja chegar" (Joe Namath).

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento