Ser empreendedor não é brincar de casinha

O empreendedorismo exige planejamento, jogo de cintura, dedicação e muito, muito trabalho...Você está preparado para ter seu próprio negócio?

Não é fácil ser empreendedor. Não é fácil ter uma pequena empresa.

Você precisa estar de olho em tudo e fazer tudo: limpeza, arrumação, exposição de produtos, compras, vendas, planejamento, propaganda, arquivo de documentos, rh desde contratação, treinamento e folha de pagamento enfim...é preciso estar com um "olho no peixe e outro no gato" e isso exige muito trabalho e dedicação.

Mesmo quando o negócio é grande e possui vários colaboradores ainda assim o proprietário tem que estar por dentro de tudo e acompanhar tudo o que acontece dentro da empresa para poder delegar melhor e tomar decisões mais assertivas.

É preciso gostar de gente. É preciso estar disposto a sacrifícios. É preciso entender de leis: consumidor, notas fiscais, leis trabalhistas. É preciso entender de atendimento ao cliente e marketing. É preciso saber motivar pessoas. É preciso saber negociar preços e prazos e ter planejamento. É preciso saber ganhar e perder. É preciso reconhecer o cliente como seu chefe e estar disponível e atento as exigências e necessidades de todos esses chefes. É preciso saber dizer não com amor.

Enfim, as despesas fixas e variáveis chegarão todo mês e é preciso estar preparado para elas. É preciso atingir as metas de faturamento e esse esforço tem que ser diário. Não tem como fugir dos números. Números são precisos portanto se o faturamento não for condizente com as despesas seu caixa ficará no vermelho.

Ter o próprio negócio é o sonho de muita gente e é um bom sonho. Mas deve ser um sonho real sabendo de todas as dificuldades que irá encontrar pelo caminho, estar disposto para o trabalho cansativo e diário pois o tempo não espera e é necessário bater metas.

Ter o próprio negócio realmente não é brincar de casinha. Se você errar em planejamento, em comprar ou não atingir o faturamento esperado ninguém irá pagar pelos seus erros a não ser você mesmo. Você terá várias responsabilidades e não poderá dividÍ-las com ninguém. Sua vida e seu negócio estarão mais ligados do que em um trabalho normal e você terá que se sacrificar um pouco mais se quiser prosperar.

Bem, é isso. Ter o próprio negócio exige uma motivação interna muito grande, uma disposição para o trabalho, um amor pelos clientes, uma satisfação em servir e uma cabeça prática em lidar com planejamentos e metas. Pode ser compensador ou não...

Pode parecer óbvio o que eu estou dizendo para muita gente mas não é não e o número de pequenas empresas que fecham todo ano vem afirmar esse fato. Existe muita gente com a falsa ilusão de fazer os próprios horários e não ter patrão. Tem muita gente que abre uma pequena empresa sem conhecimento e sem preparo, tem muita gente que não consegue separar o pessoal do profissional quando se é dono do próprio negócio.

Tudo depende de como cada um lidará com as dificuldades e alegrias encontradas nesse caminho solitário e fascinante do empreendedorismo...e de como será o grau de profissionalismo e discernimento de cada um e da capacidade de transformar as dificuldades em oportunidades...todos podem ser empreendedores mas será que todos estão preparados?

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento