Ser cliente de compras coletivas vale a pena?

Muitas pessoas me perguntam se utilizar sites de compras coletivas vale a pena, mas para termos uma resposta coerente é preciso observar diversos fatores. este artigo tem por objetivo esclarecer e pontuar alguns destes fatores.

Chic urbano Compras ColetivasVoltando a falar sobre compras coletivas, me deparei com a seguinte pergunta: Ser cliente de compras coletivas vale a pena?

Muitas pessoas me fazem esta pergunta, porém a resposta não é tão simples quanto parece.

Já falamos em artigo anterior que compras coletivas podem ser um bom negócio se for bem planejada e um péssimo negócio se a empresa não estiver preparada para atender com alta qualidade os novos clientes.

Este é um ponto interessante para analisarmos no que tange o consumidor. Vale a pena ser cliente de sites de compras coletivas? Inicialmente sim, tendo em vista os descontos oferecidos. É possível comprar produtos e serviços com descontos de até 98%, mas é preciso estar atento para tais descontos, ou seja, são verdadeiros ou as empresas aumentam os preços para oferecer descontos maiores? Compare com os preços de mercado e fique atento!

Além dos descontos, os sites de compras coletivas servem, muitas vezes, como um guia de cidades, pois oferecem centenas de ofertas diversificadas e é sempre uma forma de conhecer lugares novos, experimentar.

Neste sentido, é sempre bom ficar de olhos bem abertos, seguir as regras corretamente para obter o melhor de sua compra.

Além de tudo isso, ainda podemos ressaltar a comodidade, a praticidade e a economia como fatores preponderantes para se tornar um comprador coletivo.

Para saber se vale ou não a pena comprar em sites de compras coletivas precisamos nos ater a diversos fatores: o site de compras coletivas; a empresa que está oferecendo o produto ou serviço; o valor relatado em comparação com o de mercado; o valor agregado; enfim, os benefícios oferecidos e os custos financeiros ou não financeiros envolvidos na compra.

Comprar com descontos é muito bom, verdade, mas nem só de descontos vive o consumidor! É importante avaliar se o site no qual você irá comprar é de confiança, se oferece segurança na hora do pagamento, se lhe dá garantia de desistência e de devolução do dinheiro nos casos em que o parceiro/fornecedor não cumprir com o combinado, entre outros fatores.

Outro ponto importante na hora de se comprar num site de compras coletivas é avaliar o produto ou serviço oferecido, ou seja, ele vale o que está sendo informado, o desconto é verdadeiro, a marca é de confiança? Procure verificar se há reclamações na internet tanto com relação ao site de compras coletivas, como ao parceiro/fornecedor do produto ou serviço que pretende adquirir.

Fique atento às condições de entrega, utilização do cupom, tais como horários de atendimento, limite de compras, etc. Observe com atenção também a validade da promoção para não deixar que o cupom expire. Não jogue dinheiro fora!

Se uma determinada oferta lhe interessa, procure divulgá-la para que outros possam comprar e ativá-la mais rapidamente. Desta forma você garante que sua compra será efetivada e poderá aproveitar a promoção.

Outro ponto interessante nos sites de compras coletivas é que a grande maioria oferece um valor em créditos para que o usuário indique o site. Isso ajuda na hora de comprar suas promoções, pois você terá créditos acumulados para trocar pelo produto ou serviço e não precisará gastar nada ou, pelo menos, terá um desconto adicional na sua compra.

Outro fator muito interessante é a fidelização, quase inexistente neste setor, tanto do aprceiro/fornecedor, que anuncia em diversos sites, como do consumidor que compra em muitos sites diferentes. Cabe ressaltar que a fidelidade sempre gera benefícios, principalmente para o consumidor. Quando este centraliza suas compras em um determinado site, acumula pontos, créditos por indicação, além de receber promoções exclusivas e créditos promocionais. Outro ponto relevante é o fato de evitar centenas de e-mails de dezenas de sites diferentes todos os dias com as ofertas; ter que atualizar cadastros em diversos sites, memorizar logins e senhas, entre oturos.

O relacionamento mais "íntimo" entre o site e o consumidor gera um resultado melhor para o site que acaba por premiar seus consumidores mais fiéis.

Os programas de afiliados também vêm se tornando uma boa opção em sites de compras coletivas, mas isso é assunto para um outro artigo!

Lembre-se sempre de agir com bom senso e comprar com responsabilidade!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento