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SEO: 6 soft skills que o professional de SEO deve ter hoje em dia

É um pouco cliché dizer que o SEO é um campo em constante mudança.

Nós já sabemos disso. O algoritmo de Google se ajusta várias vezes ao dia. A maioria das atualizações de algoritmos produzem títulos nacionais.

Qual é a resposta mais óbvia para a mudança natural do SEO?

A resposta é fácil: aprenda as novas habilidades necessárias para ser bem sucedido.

Mas existe uma resposta mais complexa. SEO não se resume a habilidades técnicas. Também estão inseridas as soft skills.

Tanto para os profissionais em SEO que atuam in-house (interna) quanto para aqueles que atuam em agências, soft skills são indispensáveis. Eu pretendo explicar o que, por que e como de soft skills em SEO.

O que são Soft Skills?

Primeiramente, permita-me dar uma definição sobre soft skills.

A definição é simples: “Atributos pessoais que permitem alguém de interagir efetivamente e harmoniosamente com outras pessoas”.

Soft skills são qualidades pessoais do SEO e estas podem ser resultar em quão eficiente ou ineficiente o SEO é em gerenciamento e interação em um ambiente profissional.

Por outro lado, hard skills tem também tudo a ver com o treinamento específico de SEO, experiência e habilidades técnicas. Eles podem incluir também coisas como criação de meta-alvo, mapeamento de URLs, desenvolvimento de uma agenda de conteúdo ou melhora na velocidade do site.

Soft skills foram completamente removidos do repertório de data-driven das capacidades técnicas de SEO. Soft skills são focadas em pessoas, comportamento e situações interpessoais.

Soft skills são tão indispensavelmente parte do trabalho que alguns empregadores os vêem como o yang e o hard skills como yin.

Do ponto de vista da neurociência, isso pode muito bem ser verdade. A bifurcação convencional da parte direita/esquerda pensando fazem um trabalho muito interessante diferenciando os soft skills dos hard skills.

A parte esquerda do cérebro envolve lógica, análise, fatos – a habilidade do SEO de análise de dados, configurar robots.txt e analisar fatores de classificação. A parte direita do cérebro envolve persuadir a equipe de conteúdo para programar palavras-chave de cauda longa e explicar para a equipe de desenvolvimento a importância de reduzir CSS para melhorar a velocidade do site.

A maioria dos empregadores está à procura de soft skills, sendo elas explícitas ou não. Como exemplo disso, eu pesquisei “empregos em SEO” e cliquei no primeiro resultado que apareceu no Indeed.com.

A solicitação é padrão e direta. As agências precisam de alguém que domina a tecnologia paid search e estratégia.

Entretanto, o anúncio de emprego está repleto com referências discretas a soft skills. Eu dou uma olhada nos pontos cruciais e percebo a necessidade por um candidato que seja gerenciador, estratégico, líder, comunicador, curioso e um educador.

Um estudo da agência Federal Employment, sobre vagas de emprego na indústria de TI verificou que os anúncios de trabalho estão cheio de soft skills.

Obviamente, soft skills são críticos. Mas por quê?

Mais especificamente, porque soft skills são tão importantes em SEO.

Por que Soft Skills são tão importantes para profissionais de SEO?

Hard skills são as competências e habilidades que permitem o profissional de SEO fazer o trabalho, mas as soft skills os permitem ter o trabalho feito. Em outras palavras, ele não consegue fazer seu trabalho de maneira eficiente a menos que ele possua as soft skills certas.

Você provavelmente já ouviu falar de T-shaped (ou Modelo T), conceito de profissional do marketing. A ideia é que todo profissional de marketing bem sucedido deve possuir um raio amplo de habilidades, mas se aprofundar em uma área particular.

Em qualquer agência de SEO você pode encontrar alguém que é realmente bom na técnica SEO. Talvez essa pessoa atue também em marketing de rede social, vídeo, blog e e-mail de marketing. No entanto, a sua competência principal é técnica de SEO e suas tarefas de atendente, mas tem um conhecimento sobre as outras áreas essenciais do marketing.

O conceito Modelo T é bastante útil, mas é focado somente em competências técnicas. Por trás deste profissional de marketing que se enquadra no Modelo T existe um elo de importantes habilidades. Eles são menos objetivos, mais intuitivos e não menos importante.

Estas são as soft skills do profissional em SEO. Embora nós possamos (e devemos) identificar nosso Modelo T e o Modelo T daqueles que contratamos, é importante também estar ciente de todas as soft skills que permitirão a pessoa a crescer.

Aqui estão algumas razões concretas de por que o profissional em SEO deve possuir soft skills.

  • Coordenar: Muitas agências de SEO têm a importante tarefa de fazer vários departamentos trabalharem juntos. A menos que você tenha sua equipe tev em contato com a equipe de criação, por sua vez em contato com a sua equipe de designer e ao mesmo tempo todos falando com você, você não irá muito longe.
  • Aprender: Foi dito no início deste artigo que o SEO está em constante mudança. A própria natureza desse ramo demanda que os profissionais de SEO estejam de acordo com as mudanças e continuadamente atualize seus conhecimentos e habilidades. Não se pode confiar que uma estratégia usada ano passado irá causar impacto também esse ano.
  • Adaptação: Senso de adaptação é tudo. Mudar de uma estratégia velha para um novo canal é parte da diversão e confusão de ser um SEO.
  • Educar: Muitas pessoas ainda não “pegaram a manha” das funções do profissional em SEO. O trabalho deste profissional é bem mais que fazer. É também explicar. Se você precisar explicar sobre design responsivo para um CEO ou a importância da velocidade do site para o designer, você estará constantemente no modo “professor”.
  • Persuadir os clientes para agir: Como Grant Cardone escreveu, “Todos nós estamos vendendo, o tempo todo, conscientes ou não.” Vender requer persuasão. Talvez você precise persuadir o cliente a comprar seus serviços. Talvez você precise persuadir seu cliente para implementar sua recomendação. Talvez você precise persuadir seu chefe afim de que ele saiba que marketing de conteúdo é de fato importante. Seja qual for o caso, persuasão – uma soft skill – é necessário para fazer um SEO funcionar.

Em poucas palavras, o profissional em SEO precisa de soft skills para ser bem sucedido. Simples assim.

Em um estudo feito pelo Right Management, aproximadamente 1.000 profissionais foram perguntados sobre fatores os levam a “desempenho acelerado”.

Você deve estar pensando que eles responderam coisas como “experiência”, “conhecimento” e “habilidades”. Estes, de fato, são parte de um quadro de sucesso, mas não são as partes predominantes.

Os maiores componentes de sucesso (78%) têm a ver com soft skills.

Mesmo que você possua o mais profundo e mais avançado conhecimento sobre SEO, você não terá sucesso numa agência ou em negócios se você não tiver consideráveis soft skills.

Então, vamos falar sobre estas soft skills.

Quais Soft Skills um profissional em SEO deve ter?

1. Persuasão

O profissional em SEO que possui poder de persuasão vai ser uma poderosa força em qualquer organização.

SEO exige persuasão em vários níveis. Você talvez precise persuadir clientes céticos a comprar seus serviços e executivos céticos a implementar sua estratégia.

2. Adaptabilidade/Flexibilidade

Eu nunca vou me cansar de enfatizar isso. Adaptação para mudanças da empresa e flexibilidade para se curvar das estratégias de marketing são partes habituais do trabalho do profissional em SEO.

Dê uma olhada no que p profissional em SEO costumava ser e o que é agora.

Quanto tempo se passou desde o “antigo SEO”? Apenas alguns anos. A quantas mudanças os profissionais em SEO tiveram que se adaptar até agora? Muito!

Em 2014 uma pesquisa sobre soft skills identificou “a habilidade de aceitar mudanças” e “adaptar estratégias rapidamente” como as duas principais habilidades.

O ramo do marketing está sempre em constante mudança e o campo de SEO é particularmente afetado por essa mudança. Estes profissionais (como jogadores no mais mutável campo) devem ser altamente flexíveis.

3. Paciência

SEO não produzem mudanças instantâneas.

Certamente, talvez haja alguns índices de conteúdo rápido e alguns pequenos ganhos devido à otimização, mas em geral, SEO exige uma estratégia mais branda, porém, vitoriosa.

Embora seja verdade que o SEO evolui rapidamente, é também correto afirmar que ganhos consistentes requerem uma quantidade substancial de tempo.

O algoritmo do Google tem se mostrado bem rápido em punir sites (você pode estar fora da fileira durante a noite), mas lentos em recompensar sites (ganhar uma pequena posição na pesquisa de resultados leva meses).

Isso significa que SEO deve possuir a soft skill da paciência.

4. Estratégia

Profissionais em SEO devem aprender a abraçar o marketing como um todo, não apenas o seu próprio nicho de SEO.

SEO é uma restrita parte do grande mundo do marketing. Os profissionais deste ramo precisam integrar estratégias diferentes, abordagens e métodos de modo a criar um impacto significativo.

O Guia para Contratar Profissional em SEO divulgado no site UpCity, pintou um quadro deste profissional como alguém que pode integrar diferente tipos de marketing numa estratégia como um todo.

Como podemos definir uma abordagem integrada? Uma abordagem integrada vê o SEO como parte do ambiente de marketing digital. SEO é uma metodologia do marketing e deve interagir com outros métodos tais como busca paga, marketing de conteúdo, branding, e rede sociais. “Estratégia” corre risco de ser um buzzword. No entanto, a visão global sobre estratégia é crítica. Profissionais em SEO com uma mentalidade estratégica podem ser mais bem adaptados à abordagem integrada discutida acima.

Quanto mais estratégias o profissional possuir, mais bem sucedido será.

5. Curiosidade

Profissionais em SEO devem ser curiosos.

Por quê? Porque constantemente novas estratégias estarão disponíveis para serem aprendidas, novas técnicas para investigar e novos dados de onde aprender. Um grande grau de curiosidade permitirá o SEO de entender com sucesso mais sobre seu trabalho e como melhorar.

6. Team player

Embora este seja o último da minha lista, é uma das primeiras soft skills que um SEO deve possuir.

O que eu quero dizer com “Team Player”? Um Team Player (ou jogador de equipe) é alguém que pode facilmente interagir, apreciar e prover valores para os membros do seu time.

Por que isso é tão importante para o SEO?

Aqui está o porquê: SEO não é mais o domínio e responsabilidade de uma pessoa em uma organização (um negócio in-house, por exemplo), nem apenas um departamento da agência de marketing.

SEO está por toda parte. SEO traçou seu caminho em marketing e tecnologia – dispositivos móveis, conteúdo, paid search, UX, design, personalização, customer personas, otimização de taxa de conversão, split testing, user testing, codificação, tudo.

SEO é também indispensável para qualquer tipo de negócio – local global ou qualquer coisa deste meio. De agências legais para gigantes de fabricação, SEO desempenha um papel no sucesso e sobrevivência do negócio.

Keith Goode, chefe do SEO Evangelist no seoClarity chama isso de “democratização de SEO”. Como ela explica, “SEO (é) incorporado na construção da sua organização.”.

O trabalho do SEO é intensamente focado na equipe uma vez que o SEO deve treinar pessoas e ter aqueles indivíduos que mais se destacam na causa.

SEO deve ser apoiado por e com amplo conhecimento dentro da organização que entenda os princípios do SEO e perceba o valor do SEO no sucesso global da empresa.

O que isso exige? Exige que o profissional saiba trabalhar em equipe.

Conclusão

Cada profissional em SEO tem uma mistura de habilidades técnicas. Da mesma forma, todo tem uma mistura de soft skills.

Se todo profissional tivesse a mesma soft skills no mesmo nível, o mundo do marketing seria tedioso e previsível.

Na medida em que você avaliar suas próprias soft skills e aquelas dos profissionais em SEO a sua volta você vai perceber uma grande variedade. Seja qual for o tipo de abordagem única, habilidades, idiossincrasias que você identificar, sem dúvidas você reconhecerá a importância das soft skills.

Qual tipo de soft skills você acha importante que os SEOs possuam?

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