Seja o diferencial

Há algumas semanas atrás, quando falei em “Estratégias em Vendas”, citei várias características, que hoje são determinantes para um profissional em vendas. Falando sobre a busca por resultados, Comunicabilidade, Capacidade de Inovar e Negociação, não poderia deixar de falar nos dias atuais sobre o diferencial. “ Seja o diferencial”, é sem dúvida o momento que nós vivemos. A busca para aumentar as vendas e atingir metas consiste hoje em ser um profissional criativo, persistente e confiante. E para que a cada dia você consiga citarei alguns itens que o ajudará fazer a diferença. Confira !
No instante do atendimento o profissional de vendas é a sua empresa: Essa história antiga de que a empresa nada tem a ver com seu Representante de Vendas é balela. O vendedor , quando está na frente do cliente, é a própria Empresa. Ele é a personificação da Organização perante o cliente. Empresas são “nomes” que se tornam confiáveis, ou não, através da comunicação que o corpo de vendas tem com o cliente. Se o vendedor faz visitas com atraso, de maneira desleixada com a aparência e documentos de apresentação, é isso que ele representará para o cliente. Uma empresa que não vai cumprir prazos e é desorganizada. Invista no “marketing pessoal” e colha benefícios a seu favor.
Relacionar-se com o cliente mostrando comprometimento: A empresa prometeu ao cliente uma determinada data para a entrega dos produtos e viu que não será possível cumprir? Ao invés de esperar o dia da entrega e avisá-lo, informe-o com antecedência e remarque uma nova data. Dê a ele uma satisfação ao invés de ficar aguardando o palavrão. É preferível pecar pelo excesso de zelo e mostrar-se comprometido com ele do que passar a imagem de empresa negligente e não cumpridora de prazos e compromissos.
Manter postura positiva durante todo o atendimento: Muitas vezes o profissional de vendas pode estar cansado e passar isso ao cliente. É melhor que ele não atenda ninguém quando estiver de “baixo astral”. Para isso, além da automotivação, ele tem de estar feliz em poder estar atendendo o cliente, independente da realização da venda ou não. O cliente nunca foi e nunca será chato. Ele só quer colo. Como as crianças seu cliente que ver sorrisos e atenção.
Dê isso a ele Fazer da sua empresa a primeira opção para o cliente: Houve um tempo em que se comprava esponja de aço pelo nome do fabricante. Hoje a realidade é outra. O líder deixou as gôndulas dos mercados serem invadidas pela concorrência e, ao invés de fixar sua marca na memória dos clientes parece que pagou para ver como ficariam as coisas. Resultado: liderança perdida. Além dos produtos terem as mesmas características houve um pesado investimento em mídia e depois ainda veio e agradeceu ao cliente. Ou então, espere para ver como fica.
Ter a visão que um cliente representa muitas pessoas: Um cliente bem atendido será seu referencial para outras pessoas. Antes você precisava impressionar seu cliente de seu produto. Tenha o feijão com arroz que ele precisa, mas tenha também o filet mignon para que ele leve junto. Sirva-lhe a refeição com diversos acompanhamentos. Mude o seu cardápio para atendê-lo e verá que seus clientes se multiplicarão mais rapidamente. Se uma grande cadeia de lanchonete faz isso há algum tempo porque você também não pode fazer? Inove em suas opções, com diferenciais que a concorrência não possui.

Seja o diferencial !

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