Seja o artista do seu plano estratégico de 2019
Seja o artista do seu plano estratégico de 2019

Seja o artista do seu plano estratégico de 2019

"Se o jogo do poder é inevitável, vale mais ser um artista do que negar ou agir desastradamente" - Robert Greene

São muitas literaturas com formas de se fazer um plano. Não tem segredo! A ideia aqui é repensar estrategicamente sobre os “feitos e não feitos”, fazendo uma espécie de balanço sobre as metas do ano anterior, afinal o fim do ano está chegando e com ele o tempo de bombardeios de ideias, sonhos e desejos para realização no ano vindouro.

Independentemente do que somos e do que fazemos, as nossas metas estão sob a égide da “roda da vida”.

Que tal buscarmos inspiração nas frases de grandes mestres para cada tema?

Espiritualidade

“E se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, podem dizer a essa montanha: vá daqui para lá, e ela irá. E nada será impossível para você”. - Jesus Cristo

Espiritualidade e religião são coisas distintas e independentemente de possuirmos, ou não, uma religião, precisamos de fé, coragem, automotivação e o querer.

Saúde

“O que mais me surpreende na vida é o homem, pois perde a saúde para juntar dinheiro, depois perde o dinheiro para recuperar a saúde. Vive pensando ansiosamente no futuro, de tal forma que acaba por não viver nem o presente, nem o futuro. Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido.” - Dalai Lama

Essa frase já diz tudo. Então aproveite e determine em qual mês do ano você fará o checape, que pode ser simples ou mais complexo, dependendo de fatores pessoais. É muito importante está a par dos níveis de colesterol, glicemia, triglicerídeos... Com informação, você pode manter o equilíbrio do seu organismo, mudando hábitos alimentares.

Família

Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los." - Zilda Arns Neumann

Família é tudo! Ter uma base familiar forte é começar em todas as áreas com um bom alicerce.

Educação

“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender." - Alvin Toffler

Se é assim, então não pare de estudar. Que tal uma relação de filmes, livros e artigos para fazer parte de suas metas em 2019?

Lazer

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.” - Charles Chaplin

Cada um de nós tem infinitas formas de lazer, com amigos na sexta-feira para deliciar a cerveja gelada, o show musical, o filme no cinema ou na TV com a família, a festa na igreja, o almoço familiar.

Profissional

Nunca foi tão bacana viver uma nova era. Esses anos são legais porque tudo é possível. “Estamos vivendo a era dos fazedores, de pessoas que estão construindo novas coisas." - Gil Giardelli

É preciso fazer o novo acontecer. Tenho escutado sempre: “não precisamos criar mais nada”. Temos sim milhões de coisas acessíveis para todos, mas quem quer ter sucesso tem que ir mais a fundo, no mínimo ser um artesão das ideias alheias.

Social

“A internet está se transformando na praça central da aldeia global do amanhã." - Bill Gates

A nova geografia transformou o conhecimento do tempo e espaço. A distância entre você e uma pessoa pela internet é zero. Nunca foi tão fácil falar com os homens mais importantes do mundo. Você só precisa de uma boa sacada.

Intelectual

"Quando a mente e o intelecto permanecem cegos, eles dão à luz a centenas de desejos cegos que atormentam e destroem nossa vida." - Mahâbhârata

Boas relações se constroem com informações de qualidade advindas de boas leituras multidisciplinares.

Financeiro

“Regra número 1: Nunca perca dinheiro. Regra número 2: Nunca esqueça a regra número 1.” - Warren Buffett

“A arte de poupar dinheiro vem de dizer não à cultura do consumo”. - Austin Kleon

A educação brasileira nos deve este aprendizado, pois em um sistema capitalista é fundamental que saibamos administrar o que ganhamos e por isso valem essas duas frases.

Com estas reflexões sobre cada área, é hora de partir para a ação, colocando suas metas no papel.

E por que você precisa ser estratégico?

Leio muito sobre estratégia, sou fã de muitos autores estrategistas como Peter Drucker, Michael Porter, Daniel Goleman, Jim Robert Greene, Peter Schwartz, Philip Kotler, Robert Mnookin e Nassim Taleb, Clemente Nóbrega, Carlos Domingos, Amália Sina. Mas aqui vou citar um autor brasileiro. Carlos Alberto Júlio é autor do livro "A arte da estratégica". Sua definição é simples e prática: “Estratégia é o caminho mais rápido para alcançar seus objetivos”.

Para finalizar, lembre-se que toda caminhada começa com:

Ponto de partida;
Objetivo a ser alcançado
Determinação
Execução
Resultado

Fiz esse ajuste com o verbo PODER porque me lembrei do livro Poder sem limites do Anthony Robbins: “O que fazemos na vida é determinado pelo que comunicamos a nós mesmos”.

Há mais de 10 anos escrevo, no papel, meu plano. Hoje, apenas reviso eliminando os itens alcançados, itens que deixaram de ser importantes, e acrescentando outros.

Veja um exemplo prático de uma das minhas metas



Em 2016, consegui 80% dessa meta; em 2017, caí para 50%, e tudo indica que conseguirei 70% em 2018.

Por que detalhar isso? Para entendermos que não pode ser nem mais nem menos, mas precisamos ser ousados. Também não devemos nos preocupar com 100%, já me dou por satisfeita se passo dos 70%, até porque minhas metas são desafiadoras. Tenho planos para 10 anos.
O cineasta James Cameron explica bem esta abordagem: “Se você traçar metas absolutamente altas e falhar, seu fracasso será muito melhor que o sucesso de todos”.

Por fim, uma indicação de livros da literatura brasileira, para que você inserir algo junto às leituras técnicas:

1. Coisas boas vão acontecer – Jerônimo Lima
2. Pimentas – Rubem Alves
3. Dentro de mim ninguém entra – José Castello
4. Seja um artista do s

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar