Sei que preciso mudar minha vida. Como faço isso?

Independente da área - seja afetiva, profissional ou de qualidade de vida, chega um momento em que precisamos mudar algo - ou mudar tudo. Mas muitos se perdem nesse processo. A hora certa, e o jeito certo, abordaremos aqui!

Na prática do coaching, atendemos muitas pessoas insatisfeitas com a situação em que se encontram - ou mesmo com a mesmice de suas vidas.

Conseguimos observar que, ao procurar as seções de coaching, as pessoas estão dando o primeiro passo - não para a solução de uma situação apenas, mas para uma grande e real mudança.

A questão é que, na prática, mudar dá trabalho. Precisamos nos MOVER de um ponto a outro - não apenas fisicamente, mas também mental e emocionalmente.

Romper com a rotina e conforto, confrontar seus pensamentos, motivações e sentimentos, e ainda estar disposto a exercitar-se e rever valores e conceitos é a parte mais difícil.

Mudanças são para pessoas corajosas. São para aqueles que querem seguir em frente, mesmo que tenham que voltar atrás para achar o retorno - e tomar a direção certa. São para aqueles que acreditam que podem ir mais longe, e serem mais plenos.

Entretanto, é importante ainda colocar em xeque as mudanças que você busca. É necessário avaliar se sua insatisfação atual, é apenas "birra infantil" como aquelas pessoas que focam no consumo descontrolado - ou se a mudança é crucial.

Em cada mudança, estará implícito que deixemos coisas para trás. Desde antigos hábitos, pessoas, objetos ou atitudes que não "caibam" nesse novo momento ou lugar.

Para ajudar você nessa fase, listamos abaixo alguns passos importantes para que a mudança seja uma aliada - não uma inimiga.

  1. Discernir o momento e o modo

Muitas vezes, percebemos que nós - ou algo em nossa vida, requer mudanças. Mas precisamos saber quando e como fazer.

2. Reúna informações

Não fique alheio ao que acontece ao seu redor. Pesquise, colete dados, mantenha-se antenado.

3. Busque ajuda nos locais certos

Algumas vezes, ficamos tão confusos ou inseguros, que buscamos TODA e QUALQUER opinião, sem antes avaliar que, muitas dessas pessoas, parentes ou até colegas e amigos, poderão opinar baseados em suas experiências apenas, e muitas vezes frustradas por não terem conseguido realizar mudanças significativas e com perspectivas, por vezes, distorcidas.

Ouça os conselhos, Mas escolha de quem vai ouví-los. Existem profissionais de coaching, que, como nós, possuem ferramentas importantes para mudanças efetivas.

4. Mantenha o foco

Distrações, cansaço e revézes acontecerão com maior ou menor intensidade. Mudanças provocam reações adversas e confrontos internos ou externos, que exigirão um esforço extra quanto ao propósito da mudança e destino final.

Mudar é inevitável. Às vezes você é "forçado" a mudar após circunstâncias alheias à sua vontade, e as mudanças são impostas a você. Além de sabedoria,nesses casos, é importante, não apenas se adaptar à uma nova realidade, mas seguir adiante.

Mas, melhor ainda, é quando você é capaz de ouvir a si mesmo e aos gritos de mudança partindo do seu interior, e ainda consegue não apenas mudar - mas transformar a si mesmo e a sua vida!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento