Seguro Director & Office - Proteção para Executivos

O Seguro Directors & Office e uma forma de proteção para executivos com poder de gestão e decisão e, por esta razão expostos a uma série de riscos que podem lhe render processos civis e penais. O Seguro cobre custos de defesa, processos e indenizações protegendo patrimonio pessoal.

Assumir uma posição tenha poder de decisão ou gestão, tais como membros do Conselho de Administração, Diretores, Gerentes, Procuradores e Equivalentes, envolve mais do que apenas assumir compromisso com resultados, deve-se avaliar todos os riscos que a posição envolve e se a Empresa tem um seguro D&O Directors & Office para cobrir custo e indenizações decorrentes de processos.


O Seguro de D&O é um novo conceito de proteção patrimonial pessoal para administradores de empresas e cobre:


Ø Antecipação de custos de defesa e depósitos recursais em processos judiciais e extra-judiciais (livre escolha de advogados) incluindo Fianças, Garantias, Despesas de Extradição, etc.

Ø Pagamentos de indenizações e penalidades civis a terceiros por prejuízos financeiros que o segurado venha a ser legalmente responsabilizado a pagar (incluindo Termos de Ajustamento de Conduta aplicado por órgãos reguladores);

Ø Verba adicional para despesas pessoais em caso de indisponibilidade de bens. Cobertura de perda patrimonial que atingir o cônjuge do administrador


A contratação é feita pela empresa através do preenchimento de um questionário de perfil, definição as coberturas e limites de indenização, em um processo similar ao seguro empresarial. A partir daí a seguradora avalia o risco e determina o premio a ser pago que em geral varia entre 0,2% e 3,5% do valor segurado.


A cobertura é para todos executivos com poder de decisão e gestão da empresa incluindo as subsidiárias e, pode alcançar o período suplementar de até 03 anos após o termino da vigência para reclamações ocorridas até o término da cobertura.


A questão da responsabilidade do executivo pode ser verificada em diversas leis conforme abaixo:


Ø Código Civil

Ø Código de Defesa do Consumidor

Ø Lei Antitruste

Ø Leis e resoluções Administrativas e Previdenciárias

Ø Código Penal – CP

Ø Lei de Falências – LF

Ø Lei do CADE (nº 8.884/94) - infrações contra a ordem econômica

Ø Normas CVM, Banco Central, Susep, etc...

Ø Lei das S.A

Ø Legislação Ambiental

Ø Código Tributário Nacional


Principais Fatores de risco:


Ø Transparência e Austeridade;

Ø Condição Financeira, rumo da Empresa e/ou Mercado

Ø Distribuição Geográfica das Atividades

Ø Expansão em mercados externos

Ø Atividade/ Setor de atuação

Ø Estrutura Acionária/ Quotistas

Ø Fusões e Aquisições

Ø Sucessão empresarial

Ø Pressão por resultados


PRINCIPAIS RECLAMANTES:


TERCEIROS:

Ø ACIONISTAS

Ø CREDORES

Ø FUNCIONÁRIOS e EX-FUNCIONÁRIOS

Ø COMPETIDORES

Ø ENTIDADES REGULADORAS

Ø FISCO

Ø MINISTÉRIO PÚBLICO e TCU

Ø CONSUMIDORES

Ø FORNECEDORES


Por transferir o risco de administradores à uma seguradora local, o seguro de Responsabilidade Civil -D&O acaba por ser a forma mais eficaz para a proteção do empresário, que tem maior tranqüilidade para tomar decisões.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento