Segurança & Saúde, para quê?

Muitos ainda não sabem qual o papel principal do profissional de Saúde & Segurança no Trabalho

Muitos me perguntam porque escolhi a Área de Saúde & Segurança do Trabalho. A resposta poderia ser complexa, mas não é. Basta aplicarmos um princípio básico que diz: “amai ao próximo como a ti mesmo”. Podemos estender a explicação para outro princípio que diz: “não faça aos outros o que não gostaria que lhe fizessem”, que eu costumo converter de forma positiva como “(só) faça aos outros o que gostaria que lhe fizessem”.

Quem não gosta de ser cuidado? Todos nós, por mais que às vezes a gente negue tal sentimento. Só que na maioria das vezes cuidamos dos outros e esquecemos justamente de quem? De nós mesmos . . . É aí que eu percebo que entra o profissional de Saúde & Segurança do Trabalho. Para cuidar das pessoas, trabalhadores que se esquecem de preservar o maior bem que possuem em mãos, que é a VIDA.

Mesmo sendo muitas vezes mal interpretados e até tachados de chatos, o profissional de SST é na maioria das vezes intrinsicamente motivado, ou seja, nada tira dele a vontade de contribuir para um ambiente de trabalho mais sadio e livre de riscos à saúde, pois é inerente à função que escolheu.

Talvez você esteja se perguntando: mas Eduardo, e os profissionais que acabam escolhendo a Área de SST porque: 1) não sabiam o que fazer em suas carreiras; 2) porque só queriam um “piso salarial” razoável ou 3) porque era um dos Cursos menos concorridos na Escola Ténica (eram, porque hoje em dia essa situação mudou bastante)? Esses acabam decidindo seu caminho ao longo do percurso, porque é possível que um profissional ingresse na área por um desses motivos e se apaixone verdadeiramente pelo trabalho a fim de continuar. Às vezes não, mas nesse caso (e eu conheço vários deles), valeu a tentativa, pois acabaram se encontrando em outra área que interessasse mais. Faz parte.

Para finalizar, voltamos ao título deste artigo respondendo ao questionamento da seguinte forma: Saúde & Segurança do Trabalho para preservar a vida, que nos permite realizar tantas coisas incríveis e tornar realidade nossos sonhos cotidianos. Sem saúde e sem a vida, nada pode ser feito.

Que todos os profissionais de SST sejam iluminados em seus caminhos, para que continuem assim iluminando o caminho de muitos, rumo à uma vida plena, longe de doenças e com vida em abundância. É o meu desejo e o meu trabalho, hoje e sempre.

Abraço e sucesso.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento