Segmentação demográfica

O mercado é dividido em grupos por variáveis básicas, como idade, tamanho da família, ciclo de vida da família, sexo, rendimentos, ocupação, nível de instrução, religião, raça, geração, nacionalidade e classe social.

As variáveis demográficas são as bases mais usadas para se distinguir grupos de clientes. Uma das razões para isso é que as necessidades, os desejos e os índices de utilização dos consumidores estão freqüentemente associados a variáveis demográficas.
Principais Variáveis de Segmentação para Mercados Consumidores

Idade

Abaixo de 6 anos;
De 6 a 11 anos;
De 12 a 19 anos;
De 20 a 34 anos;
De 35 a 49 anos;
De 50 a 64 anos e
Acima de 65 anos.

Tamanho da família

1 a 2
3 a 4
mais de 5

Ciclo de vida da família

Jovem, solteiro;
Jovem, casado, sem filhos;
Jovem, casado, filho mais novo com menos de 6 anos;
Jovem, casado, mais novo com 6 ou mais anos;
Adulto, casado, com filhos;
Adulto, casado, sem filhos com menos de 18 anos;
Adulto, solteiro e
Outros

Sexo

Masculino
Feminino

Rendimento – em dólares/ano

Menos de 9.999;
De 10 mil a 14.999;
De 15 a 19.999;
De 20 mil a 29.999;
De 30 mil a 49.999;
De 50 mil a 99.999, e
Acima de 100 mil.

Ocupação

Profissionais e técnicos;
Gerentes, funcionários públicos e empresários;
Funcionários de escritório, vendedores;
Artesãos;
Supervisores;
Operadores;
Agricultores;
Aposentados;
Estudantes;
Dona-de-casa, e
Desempregados

Nível de Instrução

Ensino fundamental ou menos;
Ensino médio incompleto;
Ensino médio completo;
Superior incompleto;
Superior completo, e
Pós-graduação.

Religião

Católica;
Protestante;
Judaica;
Muçulmana
Hindu, e
Outras

Raça

Branca;
Negra;
Amarela;
Vermelha

Geração

Geração dos baby-boomers;
Geração X;
Geração da Jovem Guarda, e
Outras

Nacionalidade

Norte-americana;
Sul-americana;
Britânica;
Francesa;
Alemã;
Italiana;
Japonesa, e
Outras

Classe social

Baixa;
Baixa-alta;
Média-alta;
Média;
Média-alta;
Alta, e
Alta-alta.

Algumas variáveis demográficas estão sendo utilizadas em mercados segmentados.

Idade e ciclo de vida – Os desejos e as habilidades dos consumidores mudam com a idade.

Exemplo: A Sega, a gigante dos jogos de computador, tem uma meta similar para obter a fidelidade no seu segmento de mercado central. Ela está lançando uma extensão de seus produtos destinada a adultos, incluindo roupas e equipamentos esportivos, com a marca Sega Sports.

Sexo – A segmentação por sexo tem sido bastante aplicada a roupas, penteados, cosméticos e revistas.

Exemplo: A indústria automobilística está começando a reconhecer a segmentação por sexo. Com um número cada vez maior de mulheres proprietárias de carros, alguns fabricantes estão projetando certas características voltadas para as mulheres, embora não cheguem a anunciar os veículos como para mulheres.

Rendimento – A segmentação por rendimento é uma prática muito utilizada em várias categorias de produtos e serviços, como automóveis, barcos, roupas, cosméticos e viagens. Contudo, a renda nem sempre prevê o melhor cliente para o produto.

Exemplo: Os operários foram os primeiros a compradores de televisão em cores; era mais barato para eles comprar esses aparelhos do que ir a cinemas ou restaurantes.

Geração – Cada geração é profundamente influenciada pela época em que foi criada – pela música, filmes, política e eventos daquele tempo.

Exemplo: Alguns profissionais de marketing têm como alvo a geração dos baby- boomers, utilizando comunicações e símbolos que representam o otimismo daquela geração.

Classe social – A classe social exerce uma forte influencia quanto à preferência por carros, roupas, mobília, atividades de lazer, hábitos de leitura e compras no varejo. Muitas empresas oferecem produtos e serviços para classes sociais específicas.

Exemplo: Os gostos das classes sociais podem mudar com o decorrer dos anos. A década de 80 ficou conhecida como a década da ganância e da ostentação das classes altas; já a de 90 foi marcada pelos valores e pela auto-realização. As preferências de hoje são mais por utilitários; um Range Rover ou um Ford Explores ocuparam o lugar de uma Mercedes.

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    Wagner Junior

    Wagner Junior

    Nome: Wagner Ribeiro Gomes Junior
    Idade: 25 anos
    Cidade: Guarulhos - SP
    Visão Política:Esquerda
    Grau de instrução: Superior (Cursando)
    Faculdade: Centro Universitário Metropolitano de São Paulo UNIMESP/UNIFIG
    Empresa: Secretária de Finanças do Estado de São Paulo
    Ramo de atividade: Serviços públicos

    E – mail:

    Pessoal
    wagnerribeirogomesjunior32@bol.com.br

    Profissional
    wagnergomes@prefeitura.sp.gov.br

    MSN
    wagnerribeirogomesjunior32@bol.com.br

    Partido Político
    Filiado atualmente ao Partido dos Trabalhadores o PT de Guarulhos

    Registro
    CNF : 5151580

    Experiência Política
    Coordenação da Campanha Digital do Prefeito Almeida (PT) – 2° Mandato.

    Comitê Vereador Wagner Gomes(PSD).

    Partido Social Democrático (PSD).

    Juventude do PT (JPT).

    Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo.

    Comitê do Prefeito Sebastião Almeida (PT) – 1° Mandato.

    Comitê Vereadora Maria Helena Gonçalves (PT).

    Partido dos Trabalhadores (PT).

    Uniião da Juventude Socialista (UJS).

    Comitê Vereadora Luiza Cordeiro (PC do B).

    Partido Comunista do Brasil (PC do B).

    Experiência Profissional

    * Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo
    * Coopermaster - Cooperativa de Transporte Escolar e Transporte Alternativo de Passageiros de Guarulhos e Região
    * Marcenária Pratiko Designer
    * Comite Político - Vereadora Maria Helena - PT
    * Confecções e Bordados Arruda
    * Guarupas - Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Guarulhos e Região.
    * Empresa de Ônibus Guarulhos S.A.
    * Empresa de Ônibus Guarulhos Transportes S.A.
    * Viação Transmetro




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