Café com ADM
#

Se você quiser entender a Cultura de uma empresa, participe de uma Reunião.

Todo mundo irá dizer que te apoia. Todo mundo irá dizer que estará ao seu lado para gritar QUEBRA TUDO quando o momento pedir. Porém, quando alguém perguntar, "Quem foi que gritou QUEBRA TUDO?", todos irão te abandonar, você ficará sozinha, idealista e capitalista, arrojada e apaixonada. Quando esse momento chegar, o quanto blindada você estará? Você precisa suar nos tempos de paz para não ter que sangrar nos tempos de guerra.

Todo mundo irá dizer que te apoia. Todo mundo irá dizer que estará ao seu lado para gritar QUEBRA TUDO quando o momento pedir. Porém, quando alguém perguntar, "Quem foi que gritou QUEBRA TUDO?", todos irão te abandonar, você ficará sozinha, idealista e capitalista, arrojada e apaixonada. Quando esse momento chegar, o quanto blindada você estará? Você precisa suar nos tempos de paz para não ter que sangrar nos tempos de guerra.

Querida(o) Amiga(o),


Ninguém fala, somente o chefe, todos falam, menos o chefe; todos no horário, menos o chefe, somente o chefe no horário, menos todos; somente o chefe enfrenta os reais problemas de frente, todos, menos o chefe, enfrentam os reais problemas de frente; todos são técnicos, menos o chefe, somente o chefe é técnico, menos todos; todos concordam com tudo, até com o chefe, somente o chefe concorda com tudo, menos todos que não concordam com o chefe; todos querem fazer reuniões, menos o chefe, somente o chefe quer fazer reuniões que ninguém quer fazer; todos tomam notas, menos o chefe, somente o chefe toma notas, menos todos.

Não é preciso ir muito longe para entender quais são os problemas de uma empresa, basta participar de uma de suas reuniões internas para descobrir. Se precisar se aprofundar na cultura da empresa, bata o seu notebook e o seu par de pernas em uma meia dúzia de salas de reunião durante uma semana, e pronto, tudo será revelado.

Presença ou Ausência, Agressividade ou Passividade, Confronto ou Complacência, Inovação ou Falta de Imaginação, Curiosidade ou Arrogância, Entusiasmo ou Conformismo, Arrojo ou Conservadorismo, Honestidade ou Corrupção, Profissionalismo ou Amadorismo, Paixão ou Ganância, Responsabilidade ou Egoísmo.

Qual é a cultura que move a reunião que move a cultura?

O que move as coisas não são números, produtos, computadores e regras, mas aquilo que move as pessoas que movem essas coisas. Quantos ENTUSIASMADOS você tem na empresa? Quantos ARROJADOS você tem na empresa? Quantos CURIOSOS você tem na empresa?

O bem sempre vence o mal, um Ser VERDADEIRAMENTE entusiasmado bate em cinco ausentes; um VERDADEIRAMENTE honesto bate em dez corruptos; um VERDADEIRAMENTE inovador bate em vinte sem imaginação. Seja no cinema no final do filme, seja na vida no final da história, seja na empresa no final da reunião. Ninguém faz nada sozinho, mas sozinho alguém faz muito pelos outros.

FORA com o diretor de marketing, para a entrada do Diretor de Curiosidade, FORA com o diretor de recursos humanos, para a entrada do Diretor de Entusiasmo, FORA com o diretor de produtos, para a entrada do Diretor de Arrojo.

O cara de marketing precisa ser promotor de CURIOSIDADE para ser marketeiro. CURIOSIDADE por novos pontos de vista e novas idéias, novas pessoas e novas empresas. A sua principal missão dentro de uma empresa é ser EXEMPLO de CURIOSIDADE para os seus colegas e não um monumento de arrogância para si mesmo. CURIOSIDADE por Finanças, Recursos Humanos, Produção, e até Siderurgia - que é o negócio do seu cliente e não propaganda que é o seu negócio.

O cidadão que é arrogante está sempre preocupado em saber apenas COMO AS COISAS FUNCIONAM, sempre com pressa, o arrogante está sempre atrasado para fazer algo para si; enquanto o Curioso, sempre com curiosidade, se interessa sempre em saber PORQUE AS COISAS FUNCIONAM.

Um gerente de pessoas em países desenvolvidos lê em média 0,75 livros de negócios a cada 5 anos. É mole? Arrogante lê manuais, e-mails e relatórios. Curioso lê livros. Com qual dos dois você se identifica?

Não me interessa qual cargo o seu corpo ocupa, o que me interessa é qual ATITUDE o seu espírito abraça. Por um dia, um único dia, experimente tirar a gravata técnica de Diretor de Marketing, Recursos Humanos ou Produtos, e adote a camiseta suada de Diretor de Entusiasmo, Curiosidade, Arrojo, Agressividade, Confronto e Ética.

Enquanto o diretor de marketing grita, "Empresa ABC, o seu melhor parceiro para soluções de negócios", o Diretor de Curiosidade invade, "Empresa ABC, nós vamos até o fim do poço na busca pela resposta correta". Enquanto o diretor de recursos humanos teoriza, "Empresa ABC, o capital humano é o nosso principal diferencial", o Diretor de Entusiasmo se emociona, "Empresa ABC, o nosso pessoal pratica humanidade". Enquanto o diretor de produtos promete o céu, a terra e o inferno, "Empresa ABC, as melhores soluções para um mercado exigente", o Diretor de Arrojo profetiza, "Empresa ABC, nós resistimos à tentação de fabricar soluções, quem disse que um simples commodity não é capaz de resolver um grande problema?".

Quando você quiser entender a Cultura de uma empresa, participe de uma reunião. Se faltar Entusiasmo, sobra Conformismo; se faltar o Confronto, reina a Complacência. Dois corpos não conseguem ocupar o mesmo lugar no espaço. Dois espíritos também não.

A minha vida inteira é dedicada a busca diária em ser MBA em Entusiasmo, Inovação, Arrojo, Agressividade, Confronto e Ética. Eu sou extremamente realizado em saber que eu sou chamado para adicionar Arrojo a um projeto, Ética a uma relação, Inovação a um grupo de pessoas.

O que as pessoas vão levar daqui é o que está dentro delas. O que as pessoas vão deixar por aqui é o que vai ficar dentro daqueles que conhecem essas pessoas.

Todos nós, que conhecemos alguém, temos a responsabilidade moral de lutarmos sozinhos em tempos de paz. Se você quiser entender a cultura de alguém, seja CURIOSO, ENTUSIASMADO e ARROJADO.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
Fundador, Presidente e Seu Amigo
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION

Eu faço Palestras. Eu dirijo Workshops. Eu realizo Cursos. Eu não falo o que as pessoas querem ouvir, eu falo o que as pessoas PRECISAM ouvir. A minha causa é ajudar as pessoas a inventar o futuro. Eu cutuco, eu provoco, eu tenho a pretensão de mostrar caminhos, dar sugestões, e apontar idéias PRÁTICAS que só dependem de SERES HUMANOS para acontecer. Me dê a honra de falar na sua empresa, foi para isso que eu vim. Envie um e-mail para falecom@bizrevolution.com.br

Quando você vai levantar da cadeira e comprar o meu livro???!!!! O Livro já está a venda em todos os lugares. Confira o QUEBRA TUDO na FNAC, na Livraria Cultura, na Saraiva e no Submarino.

VAMOS BALANÇAR O MUNDO PERFEITO!!!

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.