Se uma janela está quebrada, conserte. Não quebre a outra

Não devemos justificar os maus comportamentos por não estar em um lugar ideal. Não podemos justificar que um jogador jogou mal pelo motivo de não estar em um time perfeito. Não é o time que faz o jogador, e sim, o jogador que faz o time

Nesses anos que tenho de carreira, já escutei muito, tanto profissional e pessoalmente, pessoas dizendo que não seriam organizadas ou sérias pelo motivo de que os meios em que estavam envolvidas não eram os melhores.

Para que uma pessoa seja honesta ou preste um bom trabalho, não é necessário que esteja em um ambiente favorável. As mudanças ocorrem quando a primeira pessoa está disposta a mudar.

Se pensarmos que só limparíamos o carro se não estivesse arranhado, que seríamos honestos se todo mundo fosse, que executaríamos um bom trabalho se a nossa empresa fosse organizada, estaríamos fadados ao fracasso.

Uma empresa é tão boa quanto as pessoas que trabalham nela. A empresa é feita por pessoas. Se ela é ruim, as pessoas são ruins. Coisas não são passíveis de mudanças, dependem das pessoas para que sejam melhores.

Devemos pensar na maneira como nos comportamos diante de cada situação no dia-a-dia, levando em conta os bons princípios, o bom caráter e os nossos valores cultivados desde a infância. Agindo dessa maneira, temos condições de mudar algo que não está bom, incentivando as pessoas ao redor de modo que façam o mesmo, até que o ambiente esteja favorável a boas atitudes.

Encontrou uma janela quebrada, não precisa quebrar a outra. Conserte e verá que os outros também a manterão conservada.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento