Se a vida te der um limão, o que você vai fazer?

Você reclamaria ou faria uma limonada?

É interessante como as pessoas enxergam a mesma situação de modo diferente. Faz parte da vida e temos que aceitar as diferenças de cada um. Mas para quem quer ser empreendedor, trabalhar com algo que gosta e enfrentar os desafios que aparecerem pelo caminho, ter um modo de ver a situação de forma negativa não é nada bom.

Essa semana, conversando com alguns colegas empreendedores, comentei como é complicado ter motivação em algumas oportunidades. Sabemos que sem estarmos motivados não vamos para lugar algum. Mas o mais interessante é que quando aparece um desafio as pessoas não o encaram como uma oportunidade e sim como uma dificuldade. É apenas uma forma de encarar que pode mudar todo o restante do processo. De forma mais clara, pegando um exemplo qualquer, a pessoa que vê uma pedra no caminho e pensa que faz parte as pedras estarem ali e que é preciso trabalhar para tirá-las, pensa que é uma oportunidade de se livrar das pedras e seguir o seu caminho.

Mas também tem aquela pessoa que vai ver a pedra, ficar triste e quem sabe até começar a chorar, achar que o mundo é injusto e cruel com ela, senta ali e ficar esperando a vida passar. Ou mesmo vai dar meia volta e voltar para onde estava antes, já que acha impossível tirar aquela pedra do caminho.

O exemplo que acabo de dar resume bem o que quero dizer. E não tem muito mais o que escrever sobre isso. Se a vida te der um limão, você pode fazer uma limonada ou chorar muito e pensar que o limão é azedo. Para você que quer sair de seu trabalho, buscar uma carreira com mais propósito e ter horários flexíveis, trabalhando de qualquer lugar, não pode abandonar tudo quando aparecer a primeira pedra.

Confesso que desde dezembro, quando inaugurei o site, algumas pedras já apareceram no meu caminho. E, por mais que fossem difíceis de tirar, fiz o possível para deixar meu caminho livre novamente. As vezes é mais difícil, outras nem tanto. O pior de tudo é não tentar tirar aquela pedra. É achar que é melhor estar onde você está, porque sair da sua zona de conforto é difícil. O tempo, ou a falta dele, também são motivos de reclamação. Mas tirar a bunda do sofá é difícil né? “Ah, mas durante a semana eu trabalho.” Mas no sábado, quando você está de folga, ficar na dúvida se assiste o Raul Gil ou o Luciano Huck deve ser bem interessante para você.

E no domingo tem o Faustão, o Silvio Santos. Realmente isso é mais emocionante do que ter coragem para buscar o que você quer, não é mesmo? O melhor é esperar que tudo caia sobre nossa cabeça como se fosse um milagre “porque a gente merece.” Sinto te dizer que sem esforço nada de bom vai acontecer na sua vida. Se quiser ajuda para tirar sua pedra do caminho, estou aqui. É só me enviar um e-mail, me adicionar no Facebook ou da forma que preferir. Mas se ficar infeliz para você é melhor do que tirar as pedras do caminho, já que as pedras são pesadas e vai demorar muito tempo para tirar, você não tem tempo e todas as desculpas possíveis, então fique nessa vida chata e até mais!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento