Salários x Resultados

O grande erro cometido pelos gestores em relacionar salários apenas a custos.

Em tempos de crise há uma tônica de que os salários são os principais responsáveis pelo custo de uma organização, é hora de procurar os salários mais altos e de imediato cortar cada um deles, pura e simplesmente trocando por profisionais de salário mais baixo, dessa maneira está equacionado o problema e a organização volta aos eixos, em pouco tempo irá recuperar mercado, atender maior demanda e trará lucros.Eis a receita de sucesso de grande parte dos gestores.

Grande engano, cortar salários sem avaliar os resultados de maneira individual irá na verdade causar um problema a médio prazo que muitas vezes pode significar perda de qualidade,queda no volume de vendas, prioblemas no atendimento à carteira de clientes, bem como quebra na produção.

Em primeiro lugar se deve avaliar os salários em relação ao resultado de cada colaborador, experiência, especialização, comprometimento, e retorno de capital investido. Em uma segunda etapa deve ser comparado o salário à faixa de mercado e tamanho da organização. Apenas depois desse estudo se deve definir uma estratégia emrelação a salários, caso os profissionais não estejam contribuindo de maneira satisfatória para o retorno do capital investido é necessário a troca, e devem ser avaliados os motivos de não haver monitorado tais profissionais. Deve ser definido um planejamento que corrija as falhas anteriores, e defina a maneira de avaliação e treinamento dos novos colaboradores. Caso os profissionais atendam às expectativas da organização deve ser feita uma avaliação profissional e encontrar a soluçãomais adequada para a retomada do crescimento.

As quedas de faturamento e perda de mercado não estão atreladas apenas a salários, dentro do Planejamento Estratégico da Organização existem uma série de fatores a serem analizados e monitorados. Se a organização possui um PE bem definido, planejado e monitorado poderá prever problemas, bem como redefinir caminhos, metas e objetivos.

Cabe ao gestor e à alta direção definirem metas reais, objetivos claros, divulgar responsabilidades e resultados, participar do processo e atuar nas mudanças quando necessário. Não basta haver um sistema definido apenas no papel, é preciso monitorar o mesmo. Devemos entender que salários fazem parte do custo, mas não podemos esquecer que custos não se resumem a salários, existe todo um planejamento no qual o salário já estava definido em relação a resultados, a ótica correta é saber onde houve um erro no planejamento. A tônica correta é Planejar de maneira correta, desenvolver esse projeto, controlar cada fase e resultados e tomar umaação diante dessa análise, um círculo constante.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento