Saiba o que é uma Fatura Proforma

A Fatura Proforma é a cotação ou formalização do pedido de compra do importador. Semelhante a um orçamento no mercado interno

É muito importante ter o conhecimento do que é uma Fatura Proforma.

Vamos lá:

A Fatura Proforma também tem utilidade para habilitar o fechamento de câmbio no caso de pagamento antecipado. Além disto, a Fatura Proforma garante as informações necessárias para emissão da carta de crédito.

A FATURA É EMITIDA POR QUEM?

A Fatura Proforma é emitida pelo próprio exportador, a pedido do importador, em papel timbrado da empresa com a descrição Fatura ProForma (português), Factura Pro forma (espanhol) ou Pro-forma Invoice (inglês).

EM QUAL IDIOMA É FEITA?

Em inglês ou no idioma do país do importador.

EM QUE MOMENTO ELA É FEITA?

Ela é feita no início da negociação, antes da confirmação de compra.

EXISTE UM FORMATO PRÉ-DEFINIDO?

Não há um formato pré-definido para a Fatura Proforma mas deve-se ser observado alguns campos básicos, como nome do importador e exportador, descrição da mercadoria, preço unitário, local de embarque e destino, modal de transporte, Incoterm, forma de pagamento, peso bruto e líquido, cubagem entre outros.

QUAIS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA REALIZAR A EMISSÃO?

Existem várias informações que são necessárias na confecção da Fatura Proforma – (veremos em outro post sobre a confecção). Atenção especial deve ser dada ao campo “Validade da ProForma”. Este campo indicará o período de tempo que terá validade as condições ofertadas. Para pagamentos antecipados é importante também mencionar a data de previsão de embarque como “Shipment date: mencionar a data estimada de embarque”.

A NOTA FISCAL DEVE SER ENVIADO PARA O IMPORTADOR?

Não acompanha a mercadoria até o destino final já que após a confirmação de compra do importador, este mesmo documento será substituído pela fatura comercial.

EM QUANTAS VIAS DEVEM SER IMPRESSAS?

Somente em uma única via e enviada por meio eletrônico, fax ou correio para a assinatura do importador.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A Fatura Proforma não gera obrigação de pagamento por parte do importador. Serve de base para a Fatura Comercial definitiva e precede a venda. Não possui valor contábil ou jurídico. Proposta de venda sujeito à aprovação por parte do importador.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento