Saiba como reduzir custos investindo em ambiente nuvem de colaboração

Reduzir custos com maquinários ou começar um negócio em ambientes baratos e altamente produtivos pode vir a ser a melhor opção redução de custos

Antes de mais nada, este artigo é direcionado para qualquer pessoa que trabalha em uma organização, é dono de empresa ou que queira abrir seu negócio.

Nesta geração Z, a qual se caracteriza por uma constante busca pela qualidade de vida pessoal e profissional, as pessoas têm reconhecido mais e mais a importância de ambientes onde se é possível trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora e sem nenhum limite de recursos.

Neste sentido, ambientes de produtividade nuvem é a solução perfeita para aqueles interessados em abrir o seu negócio e aqueles que precisam de um e-mail corporativo web, hospedagem de site, o famoso “office” (porém nuvem), servidores de arquivos (…) e também para empresas que precisam reduzir custos de energia com servidores locais e mão-de-obra especializada no assunto.

Antigamente, os servidores de e-mail eram alocados dentro da própria empresa para que houvesse um certo roteamento e uma distribuição assertiva em tempo real, hoje vemos que os ambientes requerem mais flexibilidade, espaço, menos custos com maquinários e menor perda de energia com expertises que diferem do negócio principal. O foco agora é ter uma equipe que gaste sua energia com o negócio principal (core business), que trabalhem de todo lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo, focadas na produção, e deixar que o resto seja automatizado.

Alex, posso criar planilhas do meu celular? SIM! E mais que isso, você e sua equipe podem editar essa planilha em colaboração e em tempo real. Com a tecnologia nuvem é possível armazenar estas planilhas instantaneamente na internet e acessar de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Se hoje acontece de você perder um celular, queimar seu computador ou excluir algum arquivo sem querer, o ambiente nuvem se encarrega de acessar estes arquivos sempre que você precisar.

Ok, tenho uma empresa e por onde começo para colocar ela inteira na nuvem?

Os passos são:

– Registre seu domínio de e-mail nome@empresa.com.br no registro br;
– Hospede seu site em uma boa hospedagem par que não haja indisponibilidade;
– Procure um bom provedor de ambientes nuvem que adeque melhor as necessidades reais do seu negócio, como o office 365 ou o google apps e configure com o seu email.

Lembrando que é de extrema importância que este ambiente leve em consideração o servidor de e-mail gerenciável na nuvem, as aplicações necessárias para o seu negócio onde alguns não podem abrir mão dos famosos Excel, Word e Power Point, já outros negócios não precisam dos recursos destas ferramentas, então as planilhas, docs e apresentações do Google já são suficiente -e mais baratas-.

Independente do sistema escolhido para gerenciar este ambiente, também é importante que o seu consultor ou a pessoa que vai realizar esta mudança saiba muito bem qual como funciona o seu negócio e quais as ferramentas mais adequadas para substituição das ferramentas offline.

Já para novos negócios, os ambientes nuvem é a pedida ideal para trabalhar de casa ou para uma equipe pequena porque se paga por quantidade de usuários. Como por exemplo, com o Google Apps hoje paga-se cerca de R$ 29 mensais para cada colaborador ter um e-mail nuvem de domínio @suaempresa.com.br e todas estas plataformas online citadas acima.

As vantagens são infinitas. Com a implementação bem planejada e treinamentos adequados, a produtividade da sua equipe pode decolar e sua empresa finalmente pode sair do lugar (ou do papel).

ExibirMinimizar
Digital