Café com ADM
#

“Risco x retorno”

Artigo sobre a relação entre risco x retorno no mercado financeiro.

Risco Economico pode ser definido como a incerteza associada aos retornos esperados. Não há como evitar o risco, portanto deve-se administrá-lo.

O risco é retratado na área financeira, como sendo a variância ou o desvio em relação a uma média. Atualmente, o conceito de risco é utilizado diariamente na maioria das operações financeiras.

O risco em seu sentido fundamental pode ser definido como a possibilidade de prejuízos financeiros. E o risco de um investimento está ligado à probabilidade de se ganhar menos que o esperado.

O risco, no mercado financeiro, pode ser conceitualmente dividido em dois tipos básicos:

1) Risco diversificável: também conhecido por risco não-sistemático;

2) Risco não diversificável: também conhecido por risco sistemático;

A gestão de riscos é considerada um instrumento essencial para a otimização do uso do capital e a seleção das melhores oportunidades de negócios, visando obter a melhor relação Risco x Retorno para os investidores.

O processo de seleção de uma carteira de ativos pode ser dividido em dois estágios:

1) O primeiro começa com observação e experiência e termina com opiniões sobre a performance futura dos negócios avaliados.

2) O segundo estágio começa com as opiniões relevantes sobre o futuro e termina com a escolha de uma carteira de ações.

Em regra geral, o nível de rentabilidade está associado ao nível de risco e quanto maior o risco aceito pelo investidor maior deve ser a rentabilidade potencial deste investimento. Naturalmente, algumas aplicações envolvem maior risco.

O investidor somente deve aplicar seu dinheiro num investimento quando conseguir entender o nível de risco que está assumindo. Não existe de fato investimento sem risco, embora o mercado até trabalhe com algumas taxas como se elas não tivessem risco algum, caso dos títulos do Tesouro norte-americano, e da caderneta de poupança no Brasil.

Portanto, podemos citar que existem três conceitos importantes sobre investimento no mercado financeiro, que são: RETORNO, INCERTEZA e RISCO.

Sendo assim, o retorno pode ser entendido como apreciação de capital ao final do horizonte de investimento. Infelizmente, existem incertezas associadas ao retorno que efetivamente são obtidos ao final do período de investimento. E qualquer medida numérica dessa incerteza pode ser chamada de risco.

Os principais tipos de riscos financeiros são: Risco de Mercado; Risco de Crédito; Risco de Liquidez; Risco Operacional; Risco Soberano; Risco País; Risco Cambial; Risco Legal; Risco de Imagem.

José Francisco Pais é professor universitário e profissional da área financeira, com experiência de mais de 27 anos de atuação.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.