Revolução nos Bancos.

Eu vou, sempre que possível, mostrar fotos e histórias das palestras e cursos que eu faço por aí.

Eu vou, sempre que possível, mostrar fotos e histórias das palestras e cursos que eu faço por aí. Ontem, rolou "A Última Coisa que o mundo precisa é de um Vendedor" na Caixa Econômica Federal, do interior de São Paulo, para todos os gerente de contas da região.

Os bancos, hoje, são considerados uma das indústrias com um dos piores índices de satisfação de clientes do mundo. Uma pesquisa na Europa, chega a apontar, que as pessoas quando passam andando na frente de um banco, aceleram os seus passos, tamanho é a vontade de passar longe de um banco.


A Caixa, especialmente essa turma do interior de São Paulo, é uma grande surpresa para mim. Apesar de se tratar de uma empresa pública, onde as coisas teoricamente andam aos passos de tartaruga, os líderes da região e seus comandados estão conseguindo QUEBRAR TUDO quando o assunto é INOVAÇÃO e SERVIR AS PESSOAS.

Apesar de ser uma região menor do que outros centros de negócios, essa turma da Caixa superou números de vendas que nenhuma outra região do país conseguiu alcançar em 2005.

Como?

Alguns exemplos do que eles estão fazendo por lá.

- Blog da CAIXA. TODOS os "revolucionários" da região são estimulados pelo LÍDER da turma a POSTAR suas histórias no blog interno que a região criou para compartilhar práticas, dificuldades, histórias de superação e juntos aprender a fazer e acontecer. DETALHE: A turma criou o blog sem perguntar nada para a Caixa, e nem pedir permissão, simplesmente FIZERAM, e hoje, Brasília quer saber "como fazer" algo TãO ÓBVIO e fantástico que poderia ser adotado em outras regiões.

- Programa Fritas Acompanha. Todos os "revolucionários" da região são estimulados a se transformar em VENDEDORES e VENDER sempre que encontrar um cliente, seja ele quem for e onde for. Resultado: TODOS os funcionários da região, mesmo a tia do cafezinho, VENDEU alguma coisa em 2005, GANHOU comissão e elevou sua auto-estima (todos nascemos VENDEDORES, não acredite nesse papo furado de que alguns são melhores do que outros). DETALHE: a turma NÃO EMPURRA produtos, mas SIMPLESMENTE, CONVERSA com as pessoas, através de PERGUNTAS ABERTAS que faz as pessoas REVELAREM suas REAIS NECESSIDADES.

POR QUE DÁ CERTO? Simplesmente porque os "revolucionários" ABORDAM os clientes e mostram ENTUSIASMO em querer fazer negócios com eles.

- INOVAÇÃO NA VEIA. Você já viu banco abrir aos sábados e domingos? E das 8:00 da manhã as 8:00 da noite? Pois os caras, lá no interior, abrem. RESULTADO: Venderam MAIS nos dias em que trabalharam FORA DO HORÁRIO do que em vários MESES SOMADOS trabalhando como todo mundo trabalha.

Ao notar que 50% dos negócios de imóveis (como eu já havia falado aqui no blog, daí, a minha maior surpresa) são feitos aos finais de semana, os caras, há dois meses atrás, juntaram imobiliárias e outros parceiros de negócios em um evento de final de semana no maior shopping center da região para vender financiamentos de imóveis e casa própria como ninguém NUNCA tinha feito. RESULTADO: todas as metas atingidas, superadas, e trabalho para fazer até hoje!!!

Ao final da minha palestra-reflexão-porrada de ontem, o Álvaro, líder da região, fechou a dia dizendo...

"Em 2005, nós conseguimos atingir os resultados somente quando nós tivemos coragem para inovar. Onde inovamos, nós QUEBRAMOS TUDO, onde não fizemos nada de novo, não conseguimos atingir as metas. Em 2006, só vai trabalhar na minha região AQUELE que for INOVADOR. Quem não for INOVADOR, deve começar a procurar outra região dentro da CAIXA para trabalhar. Aqui, nós vamos exigir INOVAÇÃO de TODOS".

A história dessa turma é FANTÁSTICA e tenho MUITO ORGULHO de dizer que participo e compartilho de alguma maneira da história desses REVOLUCIONÁRIOS do mundo do dinheiro.

Além dessa história, sugiro a você, que trabalha com o mundo financeiro, ou mesmo com GENTE, a ouvir o podcasting da IBM sobre o Futuro dos Bancos. É SHOW!

Os bancos são muito RUINS quando o assunto é falar com seres humanos como nós, para mudar isso, é preciso MUITA HUMILDADE, VONTADE, ESTUDO e CORAGEM para se destacar.

Entretanto, eu tenho CERTEZA, que MUITOS serão corajosos e irão TRANSFORMAR a profissão de BANCÁRIO e mudar o que pensamos sobre eles.

O futuro é BRILHANTE para aqueles que querem estar nele.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
Seu Amigo, Seu Irmão.
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION

Quando você vai me chamar para fazer uma PALESTRA DE ARREPIAR os SERES HUMANOS da sua empresa? Foi para isso que EU vim. E Você?

EU SOU FÃ DO SER HUMANO! E Você?

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