Responsabilidade: assuma o controle da sua vida e torne 2016 o ano que você sempre sonhou

“A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo”

O objetivo deste artigo é trazer à tona uma reflexão fundamental, para que você decida como será o seu ano novo.

Para isto, peço para que pense alguns minutos e responda, para si mesmo:

Quais são os seus maiores sonhos?

O que te impediu, até agora, de alcançar cada um dos seus objetivos?

Quais são os maiores obstáculos para que você esteja plenamente satisfeito, em todas as áreas da sua vida?

Que metas você definiu para 2016?

Tenho certeza de que, neste momento, você já encontrou muitas desculpas excelentes, para não ter uma ou mais destas respostas. Acredito, ainda, que vários nomes de culpados e responsáveis surgiram e que, imediatamente, você colocou-se na posição de vitima e pensou não ser capaz de respondê-las.

Entenda que desculpas tornam-se hábitos e que, se você não tiver planos para a sua vida, alguém os terá!

Só depende de você, abrir mão de cada uma destas desculpas e atingir os seus objetivos, pois a única coisa que está sob o seu controle é a forma como você reage ao que acontece com você.

Se você abre mão da liberdade, abre mão do controle, da autoconfiança e da autoestima. Você está disposto a tomar esta decisão e abrir mão da sua vida?

Sempre haverá desculpas e você sempre terá duas opções: Usá-las ou agir!

Responsabilidade não é algo opcional, é mandatório! Você é responsável pela sua vida, pela sua família e por cada um dos seus relacionamentos que tem. É responsável por quanto tem no banco, por quem tem por perto e por tudo o que é, tem e faz!

Mas o mais importante é que absolutamente tudo na vida pode ser desenvolvido, com dedicação e comprometimento.

Você esta disposto a assumir o controle sob a sua vida e sobre cada uma das áreas que a compõem?

Se não, agradeço o tempo dedicado até aqui e desejo-lhe sorte.

Se você estiver comprometido com você mesmo e quiser mudar a sua trajetória, a forma como lida com a sua vida e com os seus objetivos, continue lendo.

Você gostaria de entender quais são as principais características de uma pessoa responsável?

Seria interessante saber que habilidades você deve desenvolver, para garantir uma ano novo do jeito que você sempre sonhou?

Você tem um tempo para isso, agora? Se sim, continue!

Segundo alguns estudos, são características de uma pessoa responsável:

1. Positivismo/otimismo: sentimentos negativos são gerados por não termos o controle sob a nossa vida. Quando você assume o controle, as emoções negativas desaparecem.

Pessoas otimistas tem a mente aberta, se abrem ao novo e encontram caminhos e soluções e, por isto, atingem os seus objetivos, com maior facilidade e rapidez.

2. Criatividade: todas as respostas ás suas perguntas mais complexas estão dentro de você. Você tem ideias brilhantes, para a solução dos seus problemas, quando entende que a responsabilidade por resolvê-los é só sua.

3. Progresso: pessoas responsáveis têm objetivos concretos e mais ambiciosos e maior determinação para alcançá-los. Elas progridem muito mais, pois entendem que o sucesso depende do ambiente interno.

4. Poder: a sensação de poder advém da certeza de que a vida é a soma dos nossos resultados e, assumindo a responsabilidade sob as nossas atitudes, reassumimos o controle da nossa vida.

5. Liderança: para ser uma líder, seja na sua vida pessoal ou na profissional, basta responsabilizar-se por elas. Uma vez que você coloque-se a frente dos seus objetivos e busque-os, incansavelmente, a liderança será automática.

6. Autoestima: o respeito próprio, autoestima e orgulho pessoal são alavancados pela responsabilidade que você se dá pelos seus resultados e destino. Quanto mais você aceita e conhece a pessoa que é, mais você se gosta.

Tudo o que você é, hoje, é resultado de suas escolhas e decisões.

Se você não está feliz com uma ou mais áreas da sua vida, você deve tomar melhores decisões e colocá-las em prática, imediatamente.

Se tudo o que acontece, na sua vida, é decisão sua não há limites para as suas conquistas, desde que você assuma os seus objetivos e busque-os, incessantemente, até alcançá-los. Concorda?

Eu te desafio a mudar qualquer coisa que você queira, em 2016, desde que você assuma isto como desafio e responsabilidade sua. Isso lhe parece bom?

Se você leu este artigo, até agora, sugiro que você dedique alguns minutos da sua vida, para refletir sobre as questões abaixo e dar o primeiro passo, rumo ao seu ano dos sonhos:

1. Quais são as três principais vantagens ou benefícios que você terá, ao aceitar a responsabilidade sob todas as áreas da sua vida?

2. Quais são as três principais desculpas que você vê, para não progredir mais rápido? Quais são as suas desculpas favoritas?

3. Liste, pelo menos, um desafio com o qual você lidou no passado, quando não teve a opção de delegar a responsabilidade.

4. Liste, no mínimo, três da sua vida, pela qual você é totalmente responsável.

5. Liste três características de uma pessoa responsável.

6. Houve alguma situação, na sua vida que, sabendo sobre a importância de assumir a responsabilidade sob a sua vida, você teria tido uma atitude diferente?

7. Se você não tivesse limites, em qualquer área da sua vida, quais seriam as três mudanças imediatas que você faria?

8. Que decisão você pode tomar, agora, com base no que leu, para assumir a responsabilidade sob a sua vida e atingir os seus objetivos?

Baseada no que você acabou de ler, não acredito que eu precise te desejar um Feliz 2016.

O que realmente desejo é que, em 2016, você seja dono da sua própria vida; que fique livre dos limites que você mesmo se impôs; desapegue-se das crenças limitantes que carrega e, simplesmente, seja feliz.

Felizes atitudes de 2016!!!

Para saber ainda mais sobre como fazer isto, tome a melhor decisão da sua vida: Inicie, agora, um processo de Coaching e transforme-se na melhor versão de você mesmo!

ExibirMinimizar
Digital