Respeito Profissional

Por que empresas, empresários, executivos e profissionais de todo tipo agem desrespeitosamente, intencionalmente ou não, ao se relacionarem com clientes e fornecedores, negligenciando a arte do “feedback” ?

É comum observar como determinados profissionais procrastinam ou simplesmente deixam de dar "feedback"... É alarmante observar como esta classe de profissionais cresce, menosprezando e banalizando as relações profissionais...

Existem vários fatores que levam a este modelo comportamental, por exemplo:

Simboliza a dualidade, o triste e o alegre, a troca de papéis, remete ao jeito pouco profissional - uma brincadeira, uma palhaçada...

  • Falta de tempo: (é a maior desculpa dentre todas... mas raramente cola !), "está muito corrido no momento", quem nunca ouviu coisas assim... ?!?
  • Falta de educação: Pode até ser cultural mas não deixa de ser uma questão de educação
  • Insegurança: Tem medo ou receio de dar "feedback" ou se posicionar firmemente
  • Pouco caso: Aí a justificativa é do tipo "esqueci !", oras bolas... "o esquecimento provém do pouco caso!"

A menos que haja um interesse muito grande, por pelo menos uma das partes, a relação se desfaz de forma inadequada, fechando-se valiosas portas ou reais oportunidades de relacionamento, profissionalmente interessantes, imediatas ou futuras.

Este tipo de atitude vai em direção oposta aos conceitos de "networking", que preconiza a aproximação das pessoas, profissionalmente e/ou socialmente.

Advém do egoísmo, onde uma das partes se posiciona visando apenas o próprio benefício, sempre priorizando o que pode ganhar e muito raramente o que pode prover.... Se não percebe alguma perspectiva de ganho imediato para si mesma, explicitamente, ...coloca o burro na sombra e segue procrastinando... Não consegue visualizar fora do contexto do atual e imediato momento.

Mas que relação resiste a tal insensatez, onde só existe um beneficiado, quando só se enxerga o próprio umbigo e o imediatismo... Na verdade, no estabelecimento de uma relação, qualquer que seja, o que se desenvolve é o conhecimento mútuo, independentemente dos resultados imediatos, financeiros, sociais, ...ou de qualquer outra natureza.

Como em todos os fenômenos do universo, tudo se processa de forma cíclica... É razoável considerar que, em algum momento do ciclo das relações, ocorre uma inversão de interesses e cenários. Neste momento fica evidente o valor da preservação das relações e do "Respeito Profissional"... Pense nisso !

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento