[Resenha] “Seu futuro em Administração”, de Leandro Vieira

Mais uma resenha de uma leitura obrigatória e indispensável para todos nós futuros administradores

Título: Seu Futuro em Administração

Autor: Leandro Vieira

Editora: Elsevier

Número de páginas: 155

Sinopse: Reflexão, dicas e conselhos para você se tornar um administrador fora de série.

No Livro “Seu Futuro em Administração” Leandro Vieira nos apresenta o curso de Administração exatamente da maneira que você gostaria de ter sido apresentado assim que se tornou um calouro no curso de administração, é através da sua trajetória e experiências que ele nos guia com o objetivo de nos tornar administradores fora de série. Ao longo dos 11 capítulos Leandro nos traz reflexões, conselhos, provocações que nos faz refletir sobre onde estamos, mas principalmente onde queremos chegar como futuros administradores discutindo temáticas que vai desde a decisão de seguir essa jornada para se tornar um administrador, as habilidades necessárias para se tornar um administrador excepcional, a importância de conhecer a si mesmo, técnicas de networking e apresentação destacados por ele como duas ferramentas indispensáveis para esse profissional, ainda discute acerca do TCC, pós-graduação e opções de carreira, nele está tudo que você gostaria de saber sobre administração e que por ventura talvez ainda não saiba.

O prefácio escrito por Sthephen Kanitz nos apresenta Leandro Vieira como um homem crédulo, ele acredita que a administração pode mudar o mundo.

“Administradores, na visão dele, são aqueles que realizam os sonhos dos outros, que permitem os gênios, os inventores, os nerds, os cientistas os inovadores, os empreendedores a tirarem suas ideias do papel.”

Uma das visões mais inspiradoras que eu já vi. De cara o prefácio já te mostra que é preciso acreditar na profissão que você escolheu e principalmente nos propósitos que te levaram a embarcar nessa jornada de se tornar um administrador. Kanitz nos deixa claro que o objetivo do livro é nos mostrar como se tornar verdadeiros administradores e realizadores de sonhos.

Acredite é com a leitura desse livro que você vai conhecer o seu curso de verdade e vai desejar assim como eu ter lido isso lá em 2011 no início da minha graduação. Assim como eu o Leandro também queria ter lido um livro como esse no início da faculdade, e é por isso que estamos tendo a oportunidade de estar lendo agora. Obrigado! Leandro.

Ao longo da leitura podemos perceber que o autor usa de vários artifícios como citações, títulos bem construídos, questionamentos que nos fazem refletir, exemplos que você vai se identificar, metáforas, estes que nos prende ainda mais a leitura deixando-a pratica, dinâmica, além de ser altamente persuasiva.

Utilizando uma famosa passagem do filme Matrix, sobre a pílula de cor azul e vermelha, o autor nos traz uma verdade incontestável sobre a vida, mas que em certos momentos, perante alguns acontecimentos continuamos nos enganando e procurando uma algo ou alguém para colocar a culpa.

“Nossa vida é fruto de nossas escolhas. Todo santo dia, tomamos várias decisões e, das menores às mais importantes, forjamos o nosso destino.”

Uma afirmação que o Leandro faz, considero um divisor de águas na escolha por se tornar administrador, me fez pensar que se tivesse lido, ou ouvido isso antes de prestar vestibular, talvez eu não estivesse cursando administração hoje. Pois quando estamos no colégio não temos uma noção clara do que faz esse profissional, ao contrário das outras profissões convencionais como médico e advogado. Sabemos que tomar as decisões na nossa própria vida não é nada fácil e tomar decisões que vão gerar impactos na vida de várias pessoas é ainda mais difícil. Mas é exatamente isso que a faculdade de administração faz te prepara para tomar essas decisões.

“Administrar significa tomar decisões. O administrador é, por excelência, um tomador de decisões.”

Ao fim dessa leitura você vai saber se realmente nasceu para administração e mais do que isso vai estar preparado para se tornar um administrador de verdade, pois é preciso ir mais além, fazer mais do que o esperado, não só aproveitar as oportunidades que se apresentam, mas saber enxerga-las e até mesmo cria-las.

Estando exatamente a dois semestres e meio de concluir o curso de administração tive a oportunidade de ler esse livro e vou levar seus ensinamentos sempre comigo nessa trajetória.

Afinal “Sucesso é uma questão de dedicação e trabalho duro – e isso é com cada um. Porém, se conseguirmos alinhar nossas escolhas às nossas aptidões, teremos meio caminho andado.”

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento