Relações humanas – A personalidade que agrada

Em pleno século XXI, e impressionante como os desafios do ser humano em relação com seu semelhante ainda geram crises. Avançamos em tecnologia, ciência e saúde, mas me causa impressão de sermos aprendizes no trato com as pessoas.

''Dê seu primeiro passo com fé, não é necessário que veja todo caminho, só dê seu primeiro passo''. Martin Luther King

Em pleno século XXI, é impressionante como os desafios do ser humano em relação com seu semelhante ainda geram crises. Avançamos em tecnologia, ciência e saúde, mas me causa impressão de sermos aprendizes no trato com as pessoas.

Estamos vivendo na era da inteligência, mas não estamos sendo inteligentes suficientes para perceber que a evolução precisa ser na essência, no intimo de cada um de nós. Digo isso por que existe uma imensa crise de relações humanas no mundo em que vivemos e isso também contaminou o mercado de trabalho, onde percebo haver conflitos entre líderes e colaboradores, entre gerentes e subordinados; muitas empresas já viram suas equipes dissolverem por tal falta de habilidade com as relações entre pessoas.

O primeiro passo para uma relação humana de sucesso é a busca do aperfeiçoamento da personalidade do individuo. Relacionei dez itens para este artigo, onde julgo mais importantes e relevantes para a construção da personalidade agradável.

São eles:

1- Valorizar o nome das pessoas, procurando memorizar e sempre chamá-las pelo nome.

2- Ter sempre um sorriso no rosto, afinal às pessoas não querem saber de seus problemas e sim das suas virtudes.

3- Seja Cordial com as pessoas, gentileza faz muita diferença.

4- Deixe de ser ranzinza, cara feia não resolve, só assusta ou irrita o próximo.

5- Controle a critica, nada é pior do que uma pessoa que só sabe procurar defeitos. Procure as qualidades. Veja o lado bom das coisas.

6- Preste atenção aos detalhes, de devida atenção dentro de uma conversa.

7- De valor a outra pessoa e faça isso com sinceridade.

8- Faça ou diga algo que agregue valor nas conversas.

9- Fale do que interessa a outra pessoa e lhe de ouvidos atentamente.

10- Para de tentar mudar as pessoas.

Com essas ferramentas, suas relações humanas passarão a se tornar mais eficientes, e você passará a ser uma pessoa mais interessante, construindo uma personalidade mais agradável.

Dica do consultor:

Procure monitorar sua relação com o próximo a partir de sua casa. Isso mesmo! Comece a aplicar as dez regrinhas da personalidade agradável, e perceba a reação de seus familiares. E dentro de casa que temos um mundo particular cheio de desafios, e nele devemos investir em harmonia e atenção, pois a guerra lá fora é dura, e todos devemos ter um porto seguro para recarregar as energias.

Lembre-se, estamos na era da inteligência. O que você esta esperando para ser uma pessoa agradável? Pense nisso!

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.