Reflexões sobre livros
Reflexões sobre livros

Reflexões sobre livros

Cada pessoa está em um momento, circunstâncias, realidade diferente. Cuidado com rótulos de terceiros.

Escrevi esse texto no grupo do ResumoCast recentemente e compartilho agora com todos vocês.

Algumas reflexões minhas sobre livros: (se preferir, pode ouvir o áudio desse texto aqui).

– O melhor livro que li pode não ser o melhor para você:
Cuidado em querer buscar sempre qual o melhor livro ou indicação de terceiros, isso é importante, mas não se limite a isso. Muitas vezes li algum livro por indicação que para a pessoa foi o melhor livro da vida dela e teve pouca ou nenhuma relevância para minha realidade. Assim como o contrário, o que me marcou pode não ser relevante para você.
Sabe por quê? Cada pessoa está em um momento, circunstâncias, realidade diferente. Cuidado com rótulos de terceiros.

– Não foque apenas nos best-sellers:
Best-seller significa que o livro já vendeu alguns milhares de exemplares, o que significa que algumas milhares de pessoas já o leram, o que significa que a informação contida virou commodity. Quando todo mundo le a mesma informação, essa informação já virou commodity e a sua função é sempre buscar o desvio.
Não estou dizendo que você não deva ler best-seller, eu também leio alguns deles, mas não se limite a isso. O que será o seu grande diferencial, o seu desvio, não está em um best-seller, está em um conteúdo que você foi capaz de encontrar.

– Não foque apenas em livros de negócios:
Sim, promovemos livros de negócios, eu leio livros de negócios, mas novamente, não se limite a isso. A vida não é só negócios, busque conhecimentos clássicos, filosofia, autoconhecimento, espiritualidade, saúde e qualquer outro gênero que goste, talvez um hobby seu. As grandes ideias e conexões surgem de conteúdos e áreas diferentes, lembre sempre disso.

– Não foque apenas em um único autor ou referência:
O mesmo vale para quem cria rótulo de guru ou passa a consumir apenas conteúdo de um único autor ou referência. Extraia o máximo de aprendizado de uma referência e alterne entre outras, todos tem algo a ensinar. É importante você mudar completamente a opinião e ponto de vista sobre um assunto com referências, fontes e autores completamente diferentes, de áreas e perfis.

– Cuidado com a sensação de sempre precisar consumir mais e mais informação:
Essa talvez seja uma das mais comuns nos dias de hoje. Parece que estão todos correndo contra o tempo em uma competição frenética de quem le mais livros, como se quantidade de informação que você adquire ou de livros que leu no ano fosse a única ou maior variável em sua vida. Informação que não é colocada em prática não tem valor nenhum.

– Priorize sempre que possível a fonte verdadeira:
Grandes obras e clássicos da literatura foram produzidos ha décadas ou séculos. Os maiores pensadores não surgiram nesse século. De novo, não se limite ao que está na moda, o clássico sempre terá seu valor.

– Não acredite em tudo o que le:
Nem no que estou escrevendo, o seu objetivo deve ser aprender a questionar. A maior prova se um conteúdo de fato tem relevância é testando e colocando em prática. Questione tudo, teste, aplique e tire suas próprias conclusões.

– Reserve tempo para ler a sua mente, ficar em silêncio:
Os maiores ensinamentos estão dentro de você e não fora.
Tão importante quanto colocar informação é o tempo que você reserva para silenciar sua mente, para meditar, para refletir, para não pensar em nada, para ficar no ócio criativo. A verdadeira sabedoria está dentro e não fora. Muitas vezes procuramos fora o que está tão próximo de nós.

ExibirMinimizar
aci baixe o app