Referencial do Benchmarking de Pessoas: A Estratégia de Comparação

A relevância do benchmarking de pessoas como estratégia de melhoria constante na vida pessoal. A pesquisa se caracterizou por um estudo bibliográfico em livros e na internet.


BENCHMARKING

O Benchmarking surgiu na década de 70 nas empresas, como prática de observação de modelos de gestão baseada nas principais empresas de sucesso.

A relevante ferramenta do Benchmarking tem uma enorme vantagem em relação as outras ferramentas gerenciais administrativa, pois é muito utilizada em qualquer tipo e porte dos negócios.

Segundo BOGAN( 2004 ) Benchmarking é o método sistemático de procurar os melhores processos e as idéias inovadoras mais eficazes que conduzam a um desempenho superior.

O Benchmarking é uma ferramenta gerencial que sempre esteve ligado a produtos e serviços dentro de uma empresa, mais nos dias atuais também podemos fazer Benchmarking de pessoas relevantes que fazem a diferença, seja no lado pessoal como no lado profissional. Observe para aprender e compare as estratégias e as relevantes lições da vida de outras pessoas e aplique essas experiências para aperfeiçoa os nossos talentos, mas lembrando que as experiências que deram certíssimo com os outros nem sempre irão dar certo com agente.


Leia sempre muitos livros, compareça em palestras, converse e observe as pessoas de grande sucesso, pense diferente e tenha idéias novas, pois todas as referências têm poder e nós nunca saberemos exatamente qual dessas referências poderá mudar as nossas vidas de uma hora para outra, por isso é relevante expandir nossas referências.

Questione-se: Quais são as características que há nas pessoas que tanto eu admiro, são as competências, habilidades e atitudes e como podemos aplicar e agregar esses valores e experiências em nossas próprias características pessoais? Nesse momento estamos começando a fazer Benchmarking de Pessoas.

Nessa lista de Benchmarking não precisa ter só pessoas importantes e famosas, mas sim aquelas que você admira por suas atitudes, postura, habilidades, força de vontade como amigos, professores e parentes que mais gostamos.

Em tempo, "benchmark" não significa copiar alguém ou algo, mas aprender com suas características e utilizar estes ensinamentos em seu próprio benefício. ( Martins,2010 )

Segundo Maximiano (2004, p.494): "literalmente Benchmarking é usar um ponto de referência a ser copiado".


Silma Gois - Formada em Administração com Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas


REFERÊNCIAS


BOGAN, Christopher. Benchmarking: aplicações práticas e melhoria contínua - Makron Books Natal, 2004.

GOIS, Silma. Ferramentas Gerenciais na Gestão de Pessoas: caso Biblioteca Tebyreçá de Oliveira do IFMA. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/ferramentas-gerenciais-na-gestao-de-pessoas-caso-biblioteca-tebyreca-de-oliveira-do-ifma/53010/> Acessado em 12.03.11

MARTINS, Rogerio. Benchmark de pessoas: uma estratégia de desenvolvimento pessoal. Disponível em: www.carreiras.empregos.com.br/comunidades/mid/artigos/290601-benchmark_rh.shtm> Acessado em 08.03.11



Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Silma Gois

    Silma Gois

    Formada em Administração com Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas
    café com admMinimizar