Redução de custos é bom para o Marketing?

Sempre considerado um tema importante para a administração de um negócio, a redução de custos também é aplicável ao Marketing

Quando falamos em reduzir custos, a subjetividade do tema favorece a diferentes interpretações. Em alguns casos, profissionais (principalmente os colaboradores empregados) podem encarar o tema de uma forma negativa, logo associando a corte no quadro de funcionários e outras ações da mesma natureza.

Por outro lado, muitos empreendedores já perceberam que reduzir custos não é algo ruim. Muito pelo contrário. Ao não gastar o precioso recurso financeiro com gastos desnecessários, a empresa pode focar justamente nos pontos que trazem valor à imagem da marca. Existem inclusive opções terceirizadas para identificar onde pode ocorrer a redução, como oferecido pela Taticca e outras empresas. A redução de custos somente se torna traumática quando a companhia já passou um longo período abusando em seus gastos. Quando gastar da forma errada se torna um hábito, a correção precisa ser mais drástica para que o negócio volte a ser competitivo.

Sabendo disso, chegamos à pergunta: redução de custos é algo bom para o Marketing?

Em um primeiro momento, a resposta natural seria dizer que não. Pois se Marketing depende de verbas para realizar suas ações, ter menos budget significaria um alcance menor de opções. Por outro lado, essa concepção é gerada pelo uso da palavra “redução”.

Quando uma empresa diminui os investimentos em Marketing é por que a direção da empresa ainda não enxergou o retorno do investimento. Para os gerentes de Marketing, é interessante pensar em como realocar o investimento para os canais que realmente convertem o lead.

Neste ponto, vemos que a redução de custos mais poderia ser encarada como uma “otimização de custos”. Ao gerar mais resultados com menos recursos, o profissional de Marketing não somente valoriza o setor como fica em condições de solicitar mais investimentos em um segundo momento. Nessa hora, ele estará mais embasado pelos resultados da primeira etapa.

Perceba que para qualquer área do Marketing é melhor gerar mais com menos do que não conseguir nada com voluptuosas quantias de investimento inicial. No final, é a capacidade de gerar resultados que garantirá ao setor um progressivo ganho de receitas.

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